Projeto cria incentivos para a contratação de idosos.

Carrousel, Últimas Notícias

Projeto cria incentivos para a contratação de idosos por empresas

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) há no Brasil hoje aproximadamente 14 milhões de desempregados, e jovens e idosos estão na luta por uma vaga no mercado de trabalho.
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgou que a taxa de desemprego entre os idosos aumentou 3,4% entre 2016 e 2015.
Numa tentativa de mudar esse cenário tramita no Senado Federal o Projeto de Lei 154/2017, de autoria do senador Pedro Chaves (PSC-MS), que cria incentivos para a contratação de idosos.
A proposta prevê a dedução no valor de um salário mínimo pelo empregador para cada semestre por cada contrato de trabalho de pessoa idosa, dedução oriunda da contribuição social.
Segundo o senador Pedro Chaves esse iniciativo vai motivar as empresas a contratarem pessoas idosas, assegurando aos mesmos todos os direitos.
O senador entende que os profissionais são talentosos, e têm experiência, que não se pode se perder e, a idade não pode ser motivo de discriminação – explicou.
No Brasil a mão de obra dos idosos tem sido desprezada pelas empresas aumentando a cada dia o desemprego entre a faixa etária em tela; enquanto isso, no Japão os idosos são contratados pelas empresas para atuarem nos conselhos das mesmas por serem pessoas mais experientes.
O projeto em pauta tem essa mesma filosofia e já recebeu relatório pela aprovação do senador Otto Alencar.
Vamos torcer para que o referido Projeto Lei seja aprovado e sancionado e assim possibilite as pessoas idosas a participarem da construção de um Brasil com menos desigualdade, principalmente depois da aposentadoria.
Fontes: Publicado por Senado/Rádio Senado/Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Deixe uma resposta