O Retrato da Terceira Idade

Encontro Presbiterial da Pessoa Idosa do Presbitério Espírito-Santense destacou a importância da valorização e protagonismo da Terceira Idade.

No dia 10 de março de 2024, às 19h30, a Igreja Presbiteriana do Brasil em Cariacica (Sede) foi palco de um evento especial e inspirador: o Encontro Presbiterial da Pessoa Idosa do Presbitério Espírito-Santense (PSES). Com o tema “O Retrato da Terceira Idade: Resgatando a Dignidade e o Protagonismo da Pessoa Idosa”, o encontro promoveu uma reflexão urgente e relevante sobre o lugar e o valor das pessoas idosas em uma sociedade que, frequentemente, as marginaliza quando não atendem aos padrões de produtividade estabelecidos, revelando um problema cultural e social que precisa ser enfrentado.

A principal mensagem transmitida enfatizou que a pessoa idosa deve ser protagonista de sua própria história, não permitindo que outros definam seu valor ou identidade. Todos são especiais aos olhos de Deus, independentemente de suas limitações físicas ou cognitivas. Ao contrário de diminuir o valor humano, essas limitações revelam a diversidade e a riqueza da criação divina.

Diversas igrejas do Presbitério Espírito-Santense se fizeram representar nesse importante evento, entre elas: IPB Alto Laje, Ágape, Bela Aurora, Betel, Cariacica (Sede), Flexal II, Santana, 1ª Cariacica, Campo Verde e Ebenezer. Cada grupo compartilhou com alegria e singeleza a realidade da Terceira Idade em suas comunidades, destacando histórias, experiências, desafios e vitórias alcançadas na caminhada cristã.

A coordenadora do evento, a secretária presbiterial, Euzilene Martins, contou com a dedicação de vários líderes, entre eles: Jacobedi, Presbítero José Sobrinho, Sirlei, Maura, Presbítero Paulo César, Jocimara, Elizabeth Lemos, Elizabete Conceição, Neusa, Terezinha e Juciara.

A presença de autoridades eclesiásticas como a do Rev. Edson, do presidente da Federação da UPH, Sr. Landemark, e da presidente da Federação da SAF, Sra. Sílvia, demonstrou o apoio institucional à causa das pessoas idosas na IPB.

Euzilene Martins, Secretária Presbiterial da Pessoa Idosa, expressou sua gratidão pelo envolvimento de todos e destacou que a noite foi considerada um sucesso pela organização, marcada pelo aprendizado, pela comunhão fraterna e pela reafirmação do valor inestimável das pessoas idosas no corpo de Cristo.

O Encontro Presbiterial da Pessoa Idosa do PSES alcançou seu propósito de ressaltar a importância da valorização, inclusão e participação ativa das pessoas idosas na Igreja e na sociedade. Mais do que um simples evento, foi um testemunho vivo da fé, da graça e do respeito que devem permear todas as gerações.

Matéria produzida pelo Núcleo de Produção da Repapi para o Portal Idosonews.com/Fonte do texto e imagens Euzilene Martins/Locução Francisca Virtual

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *