Salmo 2, versos de 7 a 9. A soberania de Cristo como Rei estabelecido por Deus. Jesus Cristo é o Filho de Deus, o Rei prometido, e que Seu Reino se estenderá sobre toda a terra.
Queridos. O Salmo 2 é uma das passagens mais messiânicas do Antigo Testamento. Ele nos revela a conspiração dos povos contra Deus e Seu Ungido, a resposta de Deus em juízo e, agora, a proclamação do decreto divino que estabelece o reinado do Filho.
A questão central deste trecho é: Quem é esse Rei e como Ele governará sobre as nações? Este texto aponta para Cristo e revela três verdades fundamentais sobre Seu reinado.
1ª verdade. O Decreto Divino sobre o Filho. “Proclamarei o decreto do SENHOR: Ele me disse: Tu és meu Filho, eu, hoje, te gerei.”
O decreto divino é uma afirmação de autoridade
Esse decreto não é uma decisão momentânea, mas um plano eterno de Deus.
É uma proclamação solene de que Cristo é o Rei ungido e Filho de Deus. “Tu és meu Filho, eu, hoje, te gerei”
Esta frase é citada no Novo Testamento como uma referência direta a Jesus, Não significa que Jesus teve um começo, mas sim que Ele é declarado publicamente como o Messias.
No batismo e na transfiguração, Deus confirmou: “Este é o meu Filho amado”, e na ressurreição de Cristo também é a prova de que Ele é o Filho de Deus.
2ª verdade. O Domínio Universal do Filho. “Pede-me, e eu te darei as nações por herança e as extremidades da terra por tua possessão.”
A promessa da soberania universal de Cristo. Deus entrega ao Filho um Reino que não tem limites geográficos.
A herança do Messias são todas as nações, cumprindo a promessa feita a Abraão O cumprimento desse domínio se dá por meio da Grande Comissão: “Ide e fazei discípulos de todas as nações”.
Portanto, Cristo reinará sobre todas as nações
Hoje, Jesus já reina espiritualmente sobre Sua Igreja.
No futuro, Seu reinado será plenamente estabelecido na Terra.
3ª verdade. O Juízo e a Justiça do Filho. “Com vara de ferro as regerás e as despedaçarás como um vaso de oleiro.”
O governo de Cristo será firme e justo. A “vara de ferro” simboliza autoridade absoluta e justiça infalível, pois Cristo reinará com poder, destruindo toda oposição e estabelecendo Seu governo eterno.
O juízo contra os inimigos de Deus. Assim como o oleiro pode quebrar um vaso defeituoso, Cristo julgará os ímpios. Os que rejeitam Sua autoridade serão destruídos no dia do juízo. O Reino de Cristo trará justiça definitiva ao mundo.
Queridos. Cristo é o Filho de Deus, o Rei estabelecido pelo decreto divino.
Ele tem autoridade sobre todas as nações e Seu Reino é universal.
O Seu governo será justo, e aqueles que se opuserem a Ele enfrentarão o juízo.
Hoje, há duas opções diante de nós: rejeitar a Cristo e enfrentar Seu juízo ou se submeter ao Seu governo e fazer parte de Seu Reino eterno. Como você responderá ao decreto do Senhor?
“Bem-aventurados todos os que nele se refugiam”. Que hoje possamos nos render ao Filho e reconhecer Sua soberania sobre nossas vidas! Amém.
Ministração Rev. Pinho Borges/ Locução Fábio Virtual/ Acesse o Canal Pinho Borges no YouTube e acompanhe diariamente as inspiradoras reflexões do Rev. Pinho Borges.
