INSS. Prova de vida, novas regras

Carrousel, Últimas Notícias

Novas regras para a realização de prova de vida pelos beneficiários do INSS. Nova resolução amplia a possibilidade de realização do procedimento por procurador e traz a figura da “pesquisa externa”. Em razão de reincidentes dificuldades que a norma anterior trazia (sem muito esforço, me recordo de duas recentes situações aqui no Estado do Paraná que ganharam grande visibilidade na mídia), ontem foi publicada no Diário Oficial da União a Resolução 699/2019 do INSS, a respeito do procedimento para realização anual de prova de vida pelos beneficiários da autarquia.

Entre as principais novidades, destaco a possibilidade de que a prova de vida seja realizada por procurador quando o segurado estiver fora do país, ou ser portador de moléstia contagiosa, estiver com dificuldade de locomoção ou ainda for idoso acima de oitenta anos. A nova resolução trouxe ainda para os casos de dificuldade de locomoção e para idosos acima de oitenta anos a possibilidade de agendamento de visita de representante do INSS ao local onde está para realização do procedimento, o que poderá ser agendado pela Central 135, pelo Meu INSS ou outros canais disponibilizados.

Seguramente, avanços que tornarão mais fácil a percepção de benefícios por aqueles que têm dificuldades de irem anualmente a uma agência bancária. Para maiores informações, consulte o advogado previdenciarista de sua confiança. (Texto escrito por Aislan Machado, advogado inscrito nos quadros da OAB/PR sob o n 65390, e-mail: ). Publicado por Aislan Machado. Foto Internet.

Deixe uma resposta