Igreja Universal e Local. Um Só Corpo em Cristo. Queridos. A Palavra de Deus nos revela dois aspectos fundamentais da Igreja: o universal e o local. Em Mateus, Jesus declara: “Edificarei a minha igreja, e as portas do infern
Queridos. A Palavra de Deus nos revela dois aspectos fundamentais da Igreja: o universal e o local. Em Mateus, Jesus declara: “Edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”. Aqui, Ele fala da Igreja em seu aspecto universal, a Igreja composta por todos os salvos, tanto os que estão vivos quanto aqueles que já estão com Cristo. Ainda em Mateus, o Senhor nos instrui sobre o aspecto local da Igreja, ao dizer que, se um irmão pecar e não ouvir as testemunhas, deve-se levar o caso “à igreja”. Nesse contexto, Ele fala da igreja local, da congregação específica de crentes que se reúnem em um lugar.
A Igreja Universal é o povo de Deus espalhado por toda a terra e ao longo de todas as eras. Jesus, ao dizer “Edificarei a minha igreja”, refere-se à totalidade dos salvos por Ele. Esta Igreja é composta de todos aqueles que, em qualquer lugar e em qualquer tempo, confessam Jesus como Senhor e Salvador.
O termo “Igreja” vem da palavra grega “ekklésia”, que significa “convocação”. Deus convoca Seu povo de todos os confins da terra, chamando-os para serem um só corpo em Cristo. Não importa a língua, a cultura ou a nacionalidade, todos aqueles que pertencem a Jesus fazem parte desta Igreja universal.
O termo “Kyriake”, do qual deriva a palavra “church” em inglês, significa “a que pertence ao Senhor”. Como crentes, somos propriedade de Cristo, pertencemos a Ele e O confessamos como Senhor. Nossa vida é guiada pelo Espírito Santo, e nos submetemos à autoridade de Cristo como o cabeça da Igreja.
Embora a Igreja seja universal, ela se manifesta de maneira concreta nas igrejas locais, onde os crentes se reúnem para adorar a Deus, ensinar a Palavra, e exercer a disciplina cristã. Mateus nos mostra que a igreja local é o lugar onde questões de disciplina, comunhão e adoração são tratadas.
Cada igreja local é uma expressão do Corpo de Cristo. É ali que vivemos nossa fé em comunidade, servindo uns aos outros, edificando-nos mutuamente e proclamando o evangelho. A igreja local é vital para o crescimento espiritual e para a unidade do Corpo.
Embora existam muitas igrejas locais, todas fazem parte de um único Corpo, com Cristo como cabeça. Não há lugar para divisões ou facções na Igreja de Cristo. As divisões não vêm de Deus, mas dos homens. Devemos lembrar que Paulo ensina que há muitos membros, mas um só Corpo.
Cristo é o cabeça da Igreja universal e de cada igreja local. Ele governa com amor e sabedoria, guiando-nos através do Espírito Santo. Não podemos esquecer que não somos donos de nossas vidas; pertencemos a Cristo, que nos comprou com Seu sangue.
Nossa resposta à convocação de Deus é a submissão. Não podemos orientar nossas vidas de acordo com nossas próprias vontades, mas devemos ser guiados pelo Espírito Santo. Cristo, como o cabeça, dirige todo o Corpo, e devemos estar alinhados com Sua vontade.
Queridos. Que possamos sempre lembrar que fazemos parte de algo muito maior que nós mesmos. Somos a Igreja de Cristo, convocados para sermos um só corpo, tanto universalmente quanto localmente.
Que Cristo seja sempre o cabeça da nossa vida e da nossa igreja local, e que possamos viver em unidade, sem divisões, refletindo o amor e a graça de nosso Senhor Jesus Cristo.
Vamos nos comprometer a servir fielmente em nossa igreja local, sabendo que fazemos parte da grande Igreja universal, que pertence a Cristo. Que Ele nos guie e nos una como Seu povo, para que possamos glorificar Seu nome em tudo o que fazemos. Amém.
Ministração Rev. Pinho Borges/Locução Fábio Virtual