Governo federal lança cartilha de educação financeira para idosos

Governo federal lança cartilha de educação financeira para idosos

Com muito orgulho, a pensionista Maria José, de 74 anos, conta que nunca precisou pegar dinheiro emprestado em toda sua vida. Viagens, compras, boletos e até uma ajudinha para os filhos e netos. Tudo isso cabe no orçamento da brasiliense. O segredo, segundo ela, é planejar os gastos a cada mês.

Parece que a Maria José decorou as orientações da cartilha de educação financeira para idosos, lançada pelo governo federal. Planejamento é o segredo para uma vida financeira saudável. Além de orientar os aposentados e pensionistas do INSS sobre empréstimos e como administrar a renda, a cartilha dá dicas para não cair em golpes e fraudes, tão comuns hoje em dia.

A economista da Fundação Getúlio Vargas, Myrian Lund, explica que a receita da Maria José para ter uma vida financeira em dia é a melhor que existe. Mas ela destaca que, se o aposentado precisar pegar um empréstimo, é bom prestar atenção em algumas questões, como fazer dívidas em prazos menores.

A cartilha Educação Financeira para Pessoas Idosas está disponível na Internet, na página do governo federal.

Por Beatriz Albuquerque – Brasília

Fonte – https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/economia/audio/2021-02/governo-federal-lanca-cartilha-de-educacao-financeira-para-idosos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *