Filhos. Arvores bem desenvolvidas

Filhos. Arvores bem desenvolvidas

Salmo 01.03 – Filhos. Arvores bem desenvolvidas. “Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem-sucedido”.

Vez por outra, tenho parado para me perguntar. Como crescem as arvores?Penso. Uma pequena semente lançada ao chão causa uma explosão de vida que me deixa de boca aberta. Na realidade animal também é assim um minúsculo ovulo fecundado gera uma vida; que nos seres humanos são os filhos?
A partir do texto em tela podemos fazer uma comparação do desenvolvimento entre um ser vegetal e um ser humano em suas gênesis.

Raízes bem firmes. – O texto de Provérbios 12.03, diz: “Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem-sucedido.
Sabemos muito bem que é pela raiz que a arvore tira a força de sua sobrevivência e que quanto mais sólida e firme for as raízes mais segura está a árvore. Não é diferente com nossos filhos. Se os ingredientes que colocamos para o sustento moral e espiritual deles, mais sólidos serão os seus compromissos para com o Criador, pois estarão alimentados por raízes seguras e férteis.

Tronco bem desenvolvido – “Do tronco de Jessé sairá um rebento, e das suas raízes, um renovo”. Isaías 11:1.
Renovo é um tronco novo que vem de uma árvore caída. É do meio dessa “arvore caída” (a humanidade), que surge Jesus. O Tronco mais desenvolvido e sustentável da história.
Precisamos estabelecer os nossos filhos sobre esse ‘Tronco/Jesus’, pois sem dúvida eles serão bem desenvolvidos e sustentáveis no reio de Deus.

Galhos crescidos – “E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens”. Lucas 2:52.
Quando uma arvore boas raízes e bom desenvolvimento de tronco, os galhos são bons. Assim serão com nossos filhos, crescidos e robustos a exemplo de Jesus. Terão um desenvolvimento perfeito.

Folhas verdes“Porque será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto’. Jeremias 17:8.
Água é vida. Plantada a beira das águas as folhas da arvore não murcham. Quando nossos filhos estão plantados na Água Viva/Jesus, eles não secam, se esvai e o seu aprendizado não será esquecido, sua vontade de vida não acaba, e estará sempre pronto a servi ao Senhor.

Frutos/Caráter – “Então disse Samuel a todo o Israel: Eis que ouvi a vossa voz em tudo quanto me dissestes, e constituí sobre vós um rei. Agora, pois, eis que o rei vai adiante de vós. Eu já envelheci e encaneci, e eis que meus filhos estão convosco, e tenho andado diante de vós desde a minha mocidade até ao dia de hoje”. 1 Samuel 12:1,2.
Raízes fortes, troco robusto, galhos espessos e folhas verdes. O que podemos esperar dessa arvore? Com certeza bons frutos.Esperamos de nossos filhos o exemplo de integridade de Samuel. O mesmo acontece quando plantamos bem. Quando plantamos as nossas arvores, os filhos. Bem aventurado é o bom lavrador por usar boas sementes. Amém.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *