Entre o Frio e o Quente, O Cristo que Vomita e o Cristo que Restaura

Queridos.Em Apocalipse 3, Jesus dirige uma das mensagens mais duras e, ao mesmo tempo, mais cheias de esperança à igreja de Laodiceia. Ele fala de uma realidade espiritual que muitos ignoram, o perigo da  mornidão. Nem frio, nem quente, apenas morno, acomodado, indiferente.

Jesus usa palavras fortes, “Estou a ponto de vomitar-te da minha boca” (verso 16). Mas logo em seguida, o mesmo Cristo que repreende também chama, “Eis que estou à porta e bato…” (verso 20).

Neste contraste entre o Cristo que está a ponto de vomitar, e o Cristo que restaura, aprendemos uma lição profunda sobre o coração de Deus, sobre nossa condição e sobre a esperança da renovação.

A Mornidão Espiritual Enoja o Coração de Deus. “Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente! Assim, porque és morno… estou a ponto de vomitar-te da minha boca.” A mornidão não é apenas um estado espiritual “neutro”. Ela é ofensiva ao Senhor. Ser morno é viver na ilusão de que está tudo bem, enquanto o coração está vazio, a fé está apagada e o compromisso com Deus é superficial.

Imagine um copo de água morna oferecido em um dia quente, nem mata a sede, nem traz alívio. Assim é a fé morna, não agrada a Deus, não edifica, não transforma. Quantos vivem assim? Participam das atividades religiosas, mas sem paixão, sem compromisso, sem entrega. O alerta de Cristo é sério, Ele não aceita uma fé indiferente.

Entre o Frio e o Quente, Deus Prefere a Honestidade à Hipocrisia. Cristo diz, “Quem dera fosses frio ou quente!” Melhor ser frio e reconhecer que precisa de Deus, do que fingir estar bem quando, na verdade, o coração está longe dele. Deus valoriza a sinceridade e detesta a aparência sem essência.

O morno é como um doente que esconde os sintomas, dizendo estar saudável. Assim, ele não busca tratamento e a doença piora. Já o que admite estar enfermo pode buscar cura. Reconhecer a frieza espiritual é o primeiro passo para o recomeço. Fingir fervor é a receita certa para a estagnação.

O Cristo que Vomita Também É o Cristo que Restaura.  “Eu repreendo e disciplino a quantos amo… Eis que estou à porta e bato…” A repreensão de Cristo não é vingança, é expressão de amor. Ele não apenas corrige, mas também chama, oferece restauração, convida à comunhão. O mesmo Jesus que rejeita a mornidão oferece o remédio para o coração doente,

Ouro refinado é a fé genuína, Vestiduras brancas é a pureza e santidade, Colírio é o discernimento espiritual. O maior presente, que Ele deseja é entrar, cear, restaurar a comunhão, e reacender o fervor.

Um professor rigoroso, que exige muito dos alunos, mas que oferece todo o apoio para que eles aprendam e cresçam. Assim é Cristo, firme em Suas exigências, mas gracioso em Suas ofertas de perdão e transformação. Se hoje você percebe que sua fé esfriou, que a mornidão tomou conta, não tema. Cristo está à porta. Ele deseja restaurar, renovar, reacender a chama do Espírito.

Queridos, Saia da Mornidão, Caminhe em Restauração. O convite de Jesus é claro, Ele não tolera uma fé superficial, Ele não se agrada da aparência sem compromisso, mas Ele não desiste de você. Entre o frio e o quente, escolha ser alguém cuja fé está em brasa, cuja vida manifesta paixão por Deus e cuja comunhão com Cristo é real.

Hoje, o Cristo que repreende também bate à porta. Abra o coração, permita que Ele entre e viva uma nova fase espiritual, cheia de vida, fervor e propósito. Entra, Senhor, transforma, renova, reacende a chama da fé em nós. Amém.

Ministração Rev. Pinho Borges / Locução Fábio Virtual / Para acompanhar diariamente as inspiradoras reflexões do Rev. Pinho Borges, se inscreva no Canal Pinho Borges no YOUTUBE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *