“ENCONTRO GERAÇÕES” – 2017

Registramos aqui matéria enviada pela irmã Elonilda Assis Bezerra, que a Secretária da Terceira Idade da Sinodal de SAFs do Sínodo Agreste Sul de PE, referente ao V WORKSHOP DA TERCEIRA IDADE: “ENCONTRO GERAÇÕES” que aconteceu nos dias 09 e 10 de setembro de 2017, nas instalações da 1ª IGREJA PRESBITERIANA DE CARUARU – PE.

O Objetivou reunir membros da família de todas as idades, considerando que a participação destes é muito importante para todos da familia, uma vez que a qualidade de vida do idoso, interfere em 1º lugar na família e consequentemente nos demais grupos do seu convívio.
Foram trabalhados os temas: Idades diferentes x caminhos semelhantes; a importância das atividades físicas, o valor da Vitamina D e a socialização- comunhão com pessoas de todas as idades.

JUSTIFICATIVAS – a) Do Workshop: Porque os idosos é a população que mais cresce nas últimas décadas e a perspectiva é de continuar crescendo aceleradamente, segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde e a maioria destes ainda não despertou para mudar os seus hábitos de vida. O governo está criando Leis e Ações para uma longevidade saudável; a IPB através da Secretaria Geral do Trabalho da Terceira Idade e as instituições jurisdicionadas , tem se importado com essa parcela da sociedade também, que é o caso da Sinodal e Federação de SAFs. No entanto os próprios protagonistas em foco, não se interessam em aproveitar as ofertas disponibilizadas para eles.
b) Do Titulo: “Encontro Gerações”- Uma estratégia pra atrair os demais membros da família para o Workshop objetivando beneficiá-los também.

OBJETIVOS –
• Conscientizar e encorajar os idosos e Pré Idosos a mudarem seu estilo de vida em relação a alimentação, atividade física, mental e social para uma envelhecência saudável e frutífera;
• Trabalhar o envelhecimento psicológico , considerando que a morte da mente geralmente antecede a do corpo ;
• Ensinar a importância das atividades físicas para a qualidade de vida;
• Mostrar que embora com idades diferentes, os caminhos são semelhantes e não deve haver preconceito entre idoso x pré idoso.

POPULAÇÃO ALVO – Idosos, Idosos jovens, Idosos maduros, Adultos, Jovens, Adolescentes, de qualquer religião.

LOCAIS DO EVENTO: 1ª Igreja Presbiteriana de Caruaru e Passeio ao Sundown Park – Saloá – PE.

PROGRAMAÇÃO – Boas Vindas pelo Pr. da Igreja – Flavio Marcus. Louvores pela Bandinha Geração. Devocional pelo casal espiritual do Evento: Pr. José Maria Passos e Irany Oliveira Passos – Presidente da Federação. Palestra: idades diferentes x cainhos semelhantes, pela Psicóloga Rosélia Quaresma.
Estudo: O valor das atividades físicas, pelo Prof. Elionaldo José da Silva;
Palestra sobre a Vitamina D – Nutricionista Vilma Luciana Barros;
Recreação – momento de relaxamento e entrosamento com o Recreador Vitor Emanuel.

EQUIPE ORGANIZADORA DO EVENTO
• Rev. José Maria Passos – Secretário da Terceira Idade do Presbitério de Caruaru;
• Irany Oliveira Passos – Presidente da Federação de SAF’s do Presbitério Caruaru;
• Elonilda Assis Bezerra – Sec. da Terceira Idade da Federação Coordenadora;
• Rev .Wiron Barreto – Animador da Bandinha.

NÚMERO DE PARTICIPANTES – 82. Incluindo colabores e visitantes.

CONCLUSÃO – Graças a Deus os trabalhos ministrados foram bons.
Pontos positivos: Teve muita qualidade e animação. Contamos com pré idosos jovens que foram com seu idoso que foi a meta do Workshop ter os familiares participando. Em pouco tempo tivemos 4 ministrações preciosas por especialistas.
Pontos negativos: Gostaríamos de ter tido o ambiente lotado; mas… A nossa comunidade não gosta de aprender; Ela ouve, mas não pratica. As Igrejas Presbiterianas ainda não criaram o grupo da Terceira Idade o qual continuaria com as atividades pra se tornar habito.
Graças a Deus, a Sinodal está fazendo a sua parte.
Agradecemos a Deus e louvamos o seu nome, por fazermos esta obra.
Agradecemos a todos da executiva que se empenharam na recepção e no coffee break.
Agradecemos à igreja hospedeira – 1ª IP de Caruaru na pessoa do Pr. Flavio Marcus e da Presidente da SAF.
Transcrição do texto e informações de Elonilda Bezerra.”

PALAVRA DO SECRETÁRIO NACIONAL –
Parabéns irmã Elonilda.
Sabemos das dificuldades que temos com o trabalho com as pessoas idosas, mas veja, vocês já vão no quinto Workshop isso significa que o trabalho está evoluindo e com bons resultados por isso se repete a cada ano. Aos poucos os Concílios e Igrejas estão implantando a Secretarias da Terceira Idade.
Pela Graça de Deus e os esforços de tantas pessoas como você a Rede Presbiteriana de Apoio à Pessoa Idosa/REPAPI, está cada dia mais solidificada.
Um abraço.
Rev. Pinho Borges

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *