Diga sim e vida

Diga sim e vida

IDOSO EM FOCO – No dia 10 de setembro, se celebra o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. E no Brasil, desde o ano de 2014, que a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) vem organizando no mês de setembro a Campanha “Setembro Amarelo”, com objetivo de salvar vidas.

O Isolamento social, durante a pandemia do Covid-19, aumentou o índice nos casos de suicídios e automutilações no Brasil. Buscando formas de minimizar tais práticas um grupo de Deputados, representantes do Governo Federal e da Sociedade Civil se reuniram no dia 9 de setembro, na Câmara dos Deputados, para discutirem ações e estratégias para combater a violência à própria vida.

No Simpósio a Ministra Damares Alves destacou ações de combate ao suicídio de pessoas idosas, que aumentou muito neste período de pandemia. Ela disse que o Governo Federal, vem realizando ações de combate ao suicídio, e como exemplo, citou o “Programa Alô, Vovô”. Que pode ser acessado pelo Disque 100, onde uma equipe de atendentes está pronta para atender as denúncias de violações de direitos humanos.

Segundo o Coordenador da Frente Parlamentar de Prevenção ao Suicídio e à Automutilação da Câmara, o deputado Lucas Gonzalez os números de suicídios no País são alarmantes. Ele informou que acontece a 40 segundos uma tentativa de suicídio e que a cada 40 minutos um suicídio consumado, e que em 2020, 13 mil pessoas cometeram suicídios.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *