Culto da Virada em Recife

O Rev. Pinho Borges, Secretário Nacional da Pessoa Idosa da Igreja Presbiteriana do Brasil, ministrou a Palavra do Senhor no Culto da Virada (2019/2020) da Igreja Presbiteriana de Tejipió em Recife.
O tradicional Culto de Gratidão pela bênçãos de 2019, teve início as 22h30m do dia 31 de dezembro com Celebração da Ceia do Senhor. Nos louvores inclui-se a participação do Quarteto Millenium que pertence a referida igreja.
Na ministração da Palavra do Senhor foi do Rev Pinho Borges, falou sobre as expectativas que devemos ter para o ano de 2020.
Um momento muito abençoador e abençoado agradecer a Senhor do Universo por contemplar a inicio de uma nova década. E a zero hora a igreja com bastante alegria e agradecida a Deus canta o tradicional hino Rompe a Aurora.

Texto do sermão.

EXPECTATIVA PARA O ANO NOVO.
Hb. 12,1-2:Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus”.

Introdução – Diante de expectativas, desejos, esperanças que surgem nos últimos, momentos do ano, temos que concordar que ninguém espera amanhã o dia 1º de janeiro com indiferença”.
Alguém já disse que “O otimista fica acordado até meia-noite para ver a entrada do ano novo. O pessimista fica acordado para ter a certeza de que o ano velho se foi.”
A passagem de um ano produz momento reflexão que vão desde a esperanças, ao medo.
Muitas pessoas ficam ansiosa e apreensiva porque um ano novo representa uma nova página em branco que precisa ser escrita na história de suas vidas.
Outro pensador disse que “o barulho dos fogos de artifícios representa ajuda a abafar o barulho que encontramos dentro de nós
Este barulho interior são as preocupações, as ansiedades, os sonhos, os projetos que temos para o futuro.
No geral queremos ter a segurança de encontrar um futuro previsível para um novo tempo, por isso que as mídias cedem muitos espaços para às previsões para um novo ano, que vão desde horóscopos, mapas astrais, e tantas outras opções que se propõem a responder sobre um futuro incerto.
infelizmente também, ainda vemos alguns cristãos abrindo jornais, revistas e caixinha de promessas.
Quanto a nossa expectativa para o amanhã não deve ser outra, a não ser como a do salmista: “Entrega teu caminho ao Senhor, confia nele e o mais Ele o fará”.
Ano novo, nos traz desafios novos, horizontes novos, relacionamentos novos, compromissos novos, vitórias novas, mas também dificuldades novas, conflitos novos, responsabilidades novas, tudo depende de como acolhemos um novo tempo.
Entretanto, a certeza que devemos ter em nossos corações é que o nosso Deus continua o mesmo. “Compassivo, clemente, longânime, grande em misericórdia e fidelidade”. (Ex 34:1-8).
Uma afirmação comum em nossos dias: “Deus é fiel”.
Vemos e ouvimos essa afirmação com frequência. Quem nunca testemunhou essa citação em alguns adesivos de carro?
Mas a pergunta é: Somos fiéis a Deus?
Nunca vi um adesivo que afirme “Eu sou fiel a Deus”.
Mesmo assim continuamos a cada dia provando da fidelidade do Senhor em nossas vidas.
Então, se sabemos que ele é fiel, por que temer o futuro? Por que temer e se preocupar se Deus em sua fidelidade tem tudo sob controle?
Queridos.
Quero citar três atitudes que demos ter diante deste ano que se inicia.
A primeira atitude. Exigirá fé e disposição de ir adiante.
Isso significa ter fé e ação.
Em Êxodo 14:15, quando o povo de Deus fugindo do exército de Faraó se depara com um novo desafio: o mar. Só havia um caminho a seguir, e uma atitude a tomar, mas o povo clamava a Deus e nada fazia. Então o Senhor disse ao povo: Marchem!
Nenhum mar de desafios em nossas vidas vai se abrir sem que marchemos, sem que os nossos pés pisem nas águas desconhecidas da nossa vida.
Lembre-se que Deus é a nossa bandeira/Jeová Nissi.
Devemos ir em frente! Não devemos ficar só clamando a Deus por nosso futuro, pois Deus nos diz hoje também: Marchem!
Nunca esqueçamos que toda oração precede uma ação. Então não fiquemos estáticos; marchemos! Marchemos como filhos de Deus, como povo, juntos, unidos como família de Deus.

A segunda atitude. Definir onde se apoia nossa confiança e esperança. Isso significa confiança nas promessas do Senhor.
Ilustração. Certa pessoa, lendo Mateus 17,20, resolveu experimenta o texto. Orou várias vezes para Deus que removesse uma montanha que ficava em frente da sua casa. Sempre de olhos fechados e foi abrindo os olhos devagarzinho e desconfiada.
Resultado a montanha estava no mesmo lugar. Ela, então, com naturalidade, ela disse: – “Eu já sabia que Deus não ia mesmo remover essa montanha.”
Tiago escreveu que devemos pedir “com fé, não duvidando; porque o que dúvida, é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento e lançada de uma para outra parte” (Tg 1.6).
Há pessoas que tem apoiado suas vidas em promessas de homens, no poder financeiro, na inteligência e sabedoria, mas existem aqueles que apoiam seus sonhos no Braço forte do Senhor e na força do seu poder.
Neste ano nove devemos aprender como o salmista: “Mas agora, Senhor, que hei de esperar? Minha esperança está em ti”. (Sl 39.7)
Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus”. (Sl 46.11)

A terceira atitude. Ter uma direção, um alvo, um ideal. Isso significa. Planejar a vida com Deus.  Sem Deus não se chega a lugar nenhum. Sem Ele não conseguimos marchar na direção de um ideal e atingimos o alvo.
Resultado: nos perdemos pelo caminho.
Entenda. O TEMPO É COMO UMA ESTRADA DE MÃO ÚNICA.
Não pode entrar na contramão desta estrada, porque ela só tem uma direção. Assim é o tempo não volta!
Todos nós devemos marchar em direção de um ideal, de maneira que a vida ou os empreendimentos dependem do ideal.
Se o ideal é inatingível pelo fato de ser ideal, fiquemos ao menos no caminho do ideal, mas mudar a direção.
O presidente Roosevelt disse que “o futuro pertence aqueles que acreditam na beleza dos seus sonhos.”
Diz um dito popular: Se seus sonhos estiverem nas nuvens, não se preocupe, pois eles estão no lugar certo; agora construa os alicerces”.
Lembre-se que o alicerce dos teus sonhos e projetos de vida, é o Senhor Jesus.
O salmista disse no capítulo 127,1: “Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.”
O apóstolo Paulo na carta aos Filipenses capítulo 3:13-16 nos ajuda e indica que “devemos avançar para as coisas que estão diante de nós, prosseguindo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”. 

Conclusão – Uma coisa que tenho aprendido é que não devemos contar nossos sonhos a pessoas que podem roubálos, mas devemos contá-los a Deus que pode realizá-los.
Queridos.
Deus tem cuidado de nós até hoje. Cabe-nos escolher se queremos que Ele continue cuidando de nós ou não.
Ele continua o mesmo; sempre fiel e grandemente misericordioso.
Então lembre-se das três atitudes que demos ter diante deste ano que se inicia.
A primeira atitude. Exigirá fé e disposição de ir adiante. Isso significa ter fé e ação.
A segunda atitude. Definir onde se apoia nossa confiança e esperança. Isso significa confiança nas promessas do Senhor.
A terceira atitude. Ter uma direção, um alvo, um ideal. Isso significa. Planejar a vida com Deus.
Que neste ano de 2020, como Igreja Presbiteriana de Tejipió possamos Marchar, nos Comprometer e Prosseguir para o Alvo juntos.
Que neste ano de 2020, como Igreja Presbiteriana de Tejipió estejamos unidos como família para vivenciarmos este momento novo, este novo tempo.
Feliz Ano Novo! Que Deus continue nos abençoando e cuidando de nós!
Amém!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *