Como enfrentar a perda do cônjuge ou de amigos ?

Como enfrentar a perda do cônjuge ou de amigos queridos na terceira idade?

A perda do cônjuge ou de amigos queridos é uma das experiências mais dolorosas da velhice. Além da saudade, muitos idosos enfrentam sentimentos de solidão, vazio e insegurança. Nesses momentos, é importante compreender que o luto é um processo natural e que cada pessoa vive essa experiência de forma diferente.

Expressar os sentimentos, conversar com familiares e amigos e evitar o isolamento são atitudes que ajudam a enfrentar a dor. Participar de grupos de convivência, atividades da igreja e encontros sociais também contribui para fortalecer os vínculos e encontrar apoio emocional.

Para quem tem fé, a oração, a leitura da Bíblia e a comunhão cristã oferecem conforto e esperança. Manter uma rotina saudável, com atividades físicas, lazer e novos projetos, ajuda a dar sentido à vida.

A saudade permanece, mas com o tempo pode transformar-se em uma lembrança afetuosa. Quando a tristeza se torna intensa e duradoura, buscar ajuda profissional é uma atitude importante. Cuidar do coração também faz parte do envelhecer com dignidade e esperança.

Matéria: Núcleo de Reportagem da Repapi para o Portal Idosonews.com / Fonte: RepapiNet / Imagens: Arquivo da Repapi / Não esqueça de se inscrever no Canal Pinho Borges no YOUTUBE, e acompanhe diariamente as inspiradoras reflexões do Rev. Pinho Borges.