Colômbia: Covid-19 e o Confinamento de idosos

Colômbia: Covid-19 e o Confinamento de idosos

A Colômbia, tem aproximadamente 3 milhões de idosos, numa população de quase 50 milhões de habitantes. Com relação a pandemia do Corona vírus o Ministério da Saúde, informou no dia 04 de julho, que das 3.334 mortes relacionadas com o Covid-19, 1.632 (48,9%) eram pessoas idosas.
As pessoas idosas na Colômbia, os idosos (70 anos), estão confinados desde 20 de março, e só tinha direito de saírem para o ar livre uma hora, três vezes por semana.
Isto criou, um certo descontentamento junto as pessoas idosas, pois os pré idoso tinham direito a duas horas ao ar livre diariamente.

Resultado um grupo denominado de “Rebelião dos grisalhos” entrou na justiça para revindicar o direito de igualdade. A partir da redução da rigidez do confinamento imposto aos idosos pelo governo de Iván Duque Márquez.
Uma magistrada, da capital Bogotá, acatou a solicitação dos idosos por considerar que o isolamento imposto aos idosos por conta do Corona vírus é exagerado. E na sexta feira (03/07) a magistrada optou pela suspensão de algumas restrições até que o Tribunal Constitucional Colombiano decida sobre o assunto. Daniel Pisano (75 anos/jornalista). se expressou com relação a rigidez das normas para com as pessoas idosas: “Menos carinho e mais sensatez, por favor”.

Fonte: Notícias internacionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *