CEARÁ: ESTADO DEVE FORNECER LEITO DE UTI PARA IDOSA

Carrousel, Últimas Notícias

O plantão do Tribunal de Justiça do Ceará determinou que o Estado forneça leito na UTI para uma idosa; a determinação é da desembargadora Lira Ramos de Oliveira, que beneficia uma idosa de 60 anos, com a patologia de câncer no sistema nervoso central.
A determinação aconteceu no domingo (28/01), durante Plantão do Tribunal. O pedido de tutela provisória de urgência, registra que a idosa se encontra internada desde o dia 25 de janeiro, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro de Jangurussú em Fortaleza, para tratamento de câncer. E que a idosa se encontra intubada com quadro de hipotensão grave refratária.
A família da idosa orientada pelo médico pleiteou o que levou a família a recorrer ao TJCE.
Em sua decisão a desembargadora concedeu a tutela recursal e determinou que o Estado do Ceará, através Secretaria de Saúde, que providencie o leito em uma UTI, assim como o transporte adequado para a paciente
A magistrada explicou que a sua determinação não fere “a organização administrativa de gerenciamento de leito, mas garante o direito à vida a uma paciente idosa que necessita com urgência de leito de UTI, sob pena de arcar com ônus excessivamente árduo, que é a perda da vida”.

Fonte: Tribunal de Justiça do Ceará.

Deixe uma resposta