Ouviu a Palavra de Deus (3.2a) – O profeta ouviu Deus falar. O termo “declarações” é o mesmo que “relatos” e refere-se ao que Deus havia lhe dito anteriormente…
Avivamos parte 3.
1) Ouviu a Palavra de Deus (3.2a) – O profeta ouviu Deus falar. O termo “declarações” é o mesmo que “relatos” e refere-se ao que Deus havia lhe dito anteriormente (2.2-3).
É o ouvir Palavra de Deus que produz fé no coração do homem (Rm 10.17). Moody declarou: “Costumava pensar que devia fechar minha Bíblia e orar pedindo fé, mas percebi que era por meio do estudo da Palavra que obteria a fé”
É importante destacar que ao ouvir a Palavra de Deus e ver a glória de Deus, Habacuque ficou “alarmado” (3.2) e “ficou fraco e sem ação” (3.16). Aliás, todos os homens da Bíblia que tiveram esta experiência com Deus ficaram assim.
Moisés estremeceu no Monte Sinai quando Deus lhe deu a Lei (Hb 12.18-21); Josué prostrou-se com o rosto em terra diante do Senhor (Js 5.13-15), Daniel ficou exausto e enfermo depois das visões que recebeu de Deus (Dn 8.27 e 10.11); Quando João viu o Cristo glorificado, caiu aos seus pés como se estivesse morto (Ap 1.17). Ouvir a Palavra de Deus é algo muito sério, pois a Bíblia nos coloca na parede. Habacuque ficou impactado quando ouviu a Palavra do Senhor, e você?
2) Voltou para Deus em oração (3.2b) – Este capítulo é um Salmo de oração. Depois de ouvir a voz do Senhor, o profeta começou a orar a Deus e não mais discutir com o Senhor. Logo, a sua oração, se transformou em louvor e adoração. Ouvir a Palavra de Deus deve nos levar a oração. O mesmo Deus que determina os fins, também determina os meios para alcançar esses fins. A Bíblia diz: “Nada tendes, porque não pedis” .
Habacuque orou porque foi impactado pela Palavra e pela visão que teve de Deus. Isso o fez voltar para o Senhor em oração. Deus sempre quer se revelar a nós, pois para Ele nada é impossível; porém, Deus tem dificuldade em achar alguém que esteja pronto para encontrar-se com Ele.
Em nossos dias, muitos buscam a Deus apenas para ter “uma nova experiência” da qual possam se vangloriar. Outros são apenas curiosos que querem ter uma amostra da comunhão mais profunda com Deus.
O preço para subir ao alto monte com Deus é alto e o profeta estava disposto a pagar. A Bíblia diz: “Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês!” (Tg 4.8). Esta atitude de aproximar-se do Senhor exige sinceridade. “Deus não espera em você seja perfeição, mas sinceridade.
Habacuque e o povo de Israel estavam passando por abalos espirituais e muitos sofrimentos. Não se surpreenda se você passar por sofrimentos. Através daquele sofrimento Deus estava trazendo Israel de volta. Os nossos problemas não são uma punição; são chamadas de despertamento de um Deus amoroso. Deus não está louco com você, ele está louco por você, e fará o que for necessário para trazê-lo de volta à comunhão com Ele.
Ministração Rev. Pinho Borges
