Queridos. O livro do profeta Habacuque é uma pérola do Antigo Testamento. Recheado de disciplinas e segredos espirituais que nos conduzem à vitória. No começo de seu livro, Habacuque estava no “fundo do vale”, em conflito com a vontade de Deus.
AVIVA-NOS – parte 1
(Habacuque 3.1-2; 16-19) Oração do profeta Habacuque sob a forma de canto. Tenho ouvido, ó Senhor, as tuas declarações, e me sinto alarmado; aviva a tua obra, ó Senhor, no decorrer dos anos, e, no decurso dos anos, faze-a conhecida; na tua ira, lembra-te da misericórdia. (Habacuque 3:1-2)
Ouvi-o, e o meu íntimo se comoveu, à sua voz, tremeram os meus lábios; entrou a podridão nos meus ossos, e os joelhos me vacilaram, pois, em silêncio, devo esperar o dia da angústia, que virá contra o povo que nos acomete.
Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação. O Senhor Deus é a minha fortaleza, e faz os meus pés como os da corça, e me faz andar altaneiramente. (Habacuque 3:16-19).
Queridos. O livro do profeta Habacuque é uma pérola do Antigo Testamento. Recheado de disciplinas e segredos espirituais que nos conduzem à vitória. No começo de seu livro, Habacuque estava no “fundo do vale”, em conflito com a vontade de Deus.
O nome de Habacuque significa “abraçar” ou “lutar” e em seu livro ele faz essas duas coisas.
Seu conflito com Deus era a respeito do sofrimento do povo de Judá que estava prestes a ser invadido pela Babilônia. O profeta estava indignado com o declínio espiritual povo e desejava vê-lo renovado, mas o sentimento do profeta era que Deus não estava respondendo suas orações.
No primeiro capítulo do livro, ele demonstra sua preocupação com estes tempos difíceis e perigosos, pois ele usou palavras como: violência, iniquidade, destruição, contendas e injustiças.
Ao mesmo tempo Habacuque reconhecia que a causa de tudo isso era à distância espiritual do povo de Deus. A religião frouxa, faltava obediência à Lei, os ricos exploravam os pobres e a Palavra de Deus era distorcida.
Tanto é, que no primeiro capítulo o profeta começa usando a palavra “clamar” que significa simplesmente “pedir socorro”. Em seguida usa “gritar-te-ei”, que significa “clamar com um coração perturbado”.
Depois do clamor perturbado do profeta, ele ficou na torre, vigiando e esperando a resposta do Senhor. A resposta veio e Deus o mandou “escrever a visão[…] para que a possa ler até quem passa correndo” (2.2). A partir daí, começou o avivamento do profeta. (continua)
