Amazonas – Projeto garante direito de idosos hospitalizados.

Carrousel, Idoso em Foco, Notícias Nacionais

PL que garante direito de idosos hospitalizados tramita na Aleam. Tramita nas Comissões da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o Projeto de Lei nº 266/2019, que obriga a fixação dos direitos dos idosos hospitalizados. A autoria é do deputado estadual Roberto Cidade (PV).

A iniciativa do parlamentar é fundamentada em dados técnicos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que apontam um crescimento da população idosa no Brasil de menos de 20 milhões em 2011, para 65 milhões até 2050. Por isso, é importante o acompanhamento do familiar. A legislação esclarece, ainda, que a alimentação do acompanhante nos hospitais do Sistema Único de Saúde (o SUS) é um direito do idoso e precisa ser assegurado.

Ainda de acordo com o Projeto de Lei, os estabelecimentos hospitalares públicos e particulares ficam obrigados, a partir da publicação da lei, de afixar, em local de fácil acesso, os direitos do idoso hospitalizado e também os contatos e os endereços dos órgãos de proteção ao idoso.

“Infelizmente, o desconhecimento dos seus direitos nos hospitais tem levado os idosos e suas famílias a situações de sofrimentos desnecessários, o que é uma forma de violação dos direitos dos idosos. Então, o nosso objetivo é garantir, desde a entrada do idoso e de seu acompanhante em um ambiente hospitalar, que os mesmos tenham o seu direito cumprido, oferecendo a dignidade e cidadania que os idosos hospitalizados necessitam”, justificou Cidade.

Atualmente, o projeto está na Gerência das Comissões Técnicas – GCT da Casa Legislativa e apto para compor a pauta.

Gabinete do Deputado Roberto Cidade (PV)/Texto: Assessoria do Deputado/ Publicado por Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas

Deixe uma resposta