Amazonas – Destinação do Troco Solidário para os idosos.

Carrousel, Notícias Nacionais

Publicado por Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. A deputada estadual professora Therezinha Ruiz (PSDB) apresentou requerimento com indicação ao Governo do Estado, solicitando a destinação do Troco Solidário para o Fundo Estadual dos Direitos do Idoso. O troco pode ser repassado pelos consumidores nas redes de supermercados e estabelecimentos comerciais, parceiros da campanha.

Therezinha Ruiz explica que a destinação do troco solidário, através de instituições que estejam devidamente regulamentadas e cadastradas perante o Conselho Estadual do Idoso, irá promover a qualidade de vida aos idosos através de ações sócio-assistenciais.

O Fundo Estadual dos Direitos do Idoso é instrumento de captação, repasse e aplicação de recursos destinados a propiciar suporte financeiro para a implantação, manutenção e desenvolvimento de planos, programas, projetos e ações voltadas aos idosos no Estado do Amazonas.

Troco Solidário – O Troco Solidário é uma iniciativa que tem como objetivo destinar o troco de compras de clientes, para instituições sociais. O dono do estabelecimento comercial deve escolher a instituição social ou ONGs que devem receber as doações.

Para destinar os centavos que sobram das compras, o consumidor só precisa concordar com a doação e automaticamente o troco entra no sistema. Em Manaus, as lojas da rede de supermercados DB aderiram ao Troco Solidário, além dos supermercados Nova Era e Pátio Gourmet.

A Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz) apoia a iniciativa, atuando no processo como auditora, visando a garantia da transparência das doações. A secretaria criou um código tributário específico que permite que as pessoas possam fazer suas doações em estabelecimentos comerciais, sem precisar usar o sistema bancário.

Gabinete da Deputada Therezinha Ruiz (PSDB)

Texto: Assessoria da Deputada

Deixe uma resposta