A GLÓRIA DO REI

Carrousel, Reflexão

Na multidão do povo, está a glória do rei, mas, na falta de povo, a ruína do príncipe. Prov. 14,28.

Todos, queiramos ou não, de alguma forma ou outra, somos líderes. Na Igreja, na empresa, na família, na escola, na vizinhança. Eleitos ou não, a nossa vida é o permanente exercício da influência.

No texto em tela, o rei Salomão nos leva a pensar na importância das pessoas com as quais nos relacionamos todos os dias. “Na multidão do povo, está a glória do rei”, afirma ele. Você é o “rei”. Sua felicidade, sua alegria dependerá, em parte, do sábio relacionamento que você tem com as pessoas que o rodeiam.

Queridos. Para exercer uma influência positiva nas pessoas é preciso em primeiro lugar, você saber quem é você. Para saber quem é você, você precisa saber quem é Deus. Como pode ir a algum lugar, sem saber onde está? Muitas dores são causadas porque o ser humano não tem uma ideia correta dos limites de sua humanidade. Lembre-se. Você não é Deus. Não tente agir como se fosse, vai se frustrar. Portanto, saiba quem é você.

Em segundo lugar, ame as pessoas e seja amado. Elas só seguirão quem a quem amam. Se você não é amado e obriga as pessoas a segui-lo, não é um líder, é um ditador. Lidera “batendo” e como se fosse um assalto, e nisto não há liderança. O líder não exige respeito, administra o respeito que os outros lhe dão voluntariamente. Se você quer ser um líder vitorioso e feliz na vida, não menospreze a importância das outras pessoas, por insignificantes que lhe pareçam.

Na falta de povo, está a ruína do príncipe”, é a segunda parte do conselho bíblico de hoje. Uma pessoa sábia não impõe seu ponto de vista a qualquer preço. Se fosse assim, só teria condições de dirigir a si mesmo. Quando você lida com outros seres humanos, tem que sair do “eu acho”, em direção do “nós achamos”.

Faça de hoje um dia de influência consciente. Ame as pessoas. Tente compreendê-las. Conceda-lhes uma segunda oportunidade. Inspire. Mas antes de fazer algo certo ou levar as pessoas a fazerem algo certo, seja você uma pessoa certa. Dependa de Jesus e lembre-se: “Na multidão do povo, está a glória do rei, mas, na falta de povo, a ruína do príncipe.”

Deixe uma resposta