Queridos. Em Eclesiastes 4, versos de 9 a 12, lemos. “Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga o seu trabalho. Se um cair, o outro levanta o seu companheiro… o cordão de três dobras não se quebra tão depressa.”
A palavra “companheirismo” tem raízes profundas no coração de Deus. Ao criar o primeiro casal, o Senhor não apenas instituiu a família, mas deu à relação conjugal um propósito de apoio mútuo, de caminhada lado a lado, de comunhão no dia a dia.
No dicionário, companheirismo é “o ato daquele que acompanha”. Mas na Bíblia, é mais do que isso, é andar juntos com os mesmos propósitos, compartilhando a vida com altruísmo e amor.
Em Gênesis 2, vemos que Deus deu a Adão uma missão, nomear os animais, mas percebeu que faltava alguém que estivesse com ele, não acima nem abaixo, mas ao lado. Então Deus fez a mulher. E ao criá-la, usou uma expressão rica de significado, “auxiliadora idónea”.
Que significa. “Ezer” (auxiliadora), alguém pronto para ajudar, que está junto. e “Neged” (idónea), alguém adequado, apropriado, que corresponde. Ou seja, Eva foi criada não para competir, mas para completar. Não para estar à frente, mas ao lado. Não para dominar, mas para caminhar com.
Imagine dois bois puxando o mesmo arado. Se um anda mais rápido que o outro, o arado entorta. Se um para o outro se cansa. Mas quando andam juntos, no mesmo ritmo, a lavoura é feita e o fruto vem. Assim é o companheirismo no casamento e na família, andar juntos, no mesmo passo, com o mesmo propósito.
No companheirismo, há apoio nas Quedas e nas Lutas. Em Eclesiastes 4, a Palavra nos dá um retrato vívido do valor do companheirismo. Se um cair, o outro se levanta. Se estiverem com frio, se aquecem juntos. Se forem atacados, juntos resistem.
Como exemplo podemos citar Maria e José. Quando Maria engravidou por obra do Espírito Santo, José poderia tê-la abandonado em silêncio. Mas, após ouvir o anjo, ele assumiu o compromisso de protegê-la, de caminhar com ela, de ser companheiro na missão divina. Eles enfrentaram juntos a incompreensão social, a fuga para o Egito, o nascimento do Salvador lado a lado.
O companheirismo também é o Antídoto Contra o Egoísmo. Um conselheiro uma vez perguntou a um casal prestes a casar, “Você está se casando para ser feliz ou para fazer o outro feliz?” A resposta certa é, “Para fazê-lo feliz.” Porque onde há egoísmo, não há espaço para companheirismo porque O amor não busca os seus próprios interesses.
Em muitos lares hoje, as pessoas compartilham o teto, mas não dividem o coração. Vivem como estranhos, sem diálogo, sem apoio, sem empatia. Mas Deus deseja restaurar esse ambiente por meio do companheirismo.
Queridos. O companheirismo é o cimento da convivência. É ele que sustenta o lar nos dias bons e ruins. É ele que dá vida às promessas feitas diante de Deus, “na saúde ou na doença, na riqueza ou na pobreza.”
Pergunte-se hoje. Tenho sido um companheiro(a) em casa? Tenho me esforçado para caminhar junto? Estou ajudando a carregar os fardos ou sou parte deles?
Se há falhas peça a Deus que lhe ajude a viver em companheiro. Que lhe ajude a ser apoio uns para os outros, para andar juntos mesmo nas dificuldades, que haja no lar o mesmo companheirismo que há entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Em nome de Jesus, amém.”
Ministração Rev. Pinho Borges / Locução Fábio VirtualAcompanhe diariamente no youtube, as inspiradoras reflexões do Rev. Pinho Borges, no / Canal Pinho Borges.
