Queridos. A temática central do versículo 10 é Cada um veja como edifica. A igreja de Corinto era uma igreja com problemas seríssimos. E, Paulo aborda um deles nesta carta. a existência de grupos dentro da igreja…
Cada um veja como edifica – 1ª Coríntio 3 versos de 1 a 15
Queridos. A temática central do versículo 10 é Cada um veja como edifica.
A igreja de Corinto era uma igreja com problemas seríssimos. E, Paulo aborda um deles nesta carta. a existência de grupos dentro da igreja.
Estes grupos elegeram líderes à revelia. E a igreja dizia “Eu sou de Paulo, eu sou de Apolo, eu sou de Cefas, eu sou de Cristo”.
Parece que o problema era entre os grupos que achavam que deviam seguir Paulo e outro a Apolo.
Nos parece que eles não eram adversários. Pois no verso 9, Paulo escreveu “Porque de Deus somos cooperadores; lavoura de Deus, edifício de Deus sois vós”. Mostrando que Ele, Apolo, e a igreja são lavoura e edifício.
Paulo usa duas figuras para a igreja. Lavoura e edifício, mas ele desenvolve mais a figura do edifício.
Como sistematizador da igreja, aulo revela que Cristo é o alicerce desse edifício. A igreja só pode ter um alicerce, que é Cristo, qualquer outro alicerce leva a igreja a ruína.
No verso 10, do texto em tela, lemos: Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei o fundamento como prudente construtor; e outro edifica sobre ele. Porém cada um veja como edifica.
Paulo se considera um prudente construtor a partir da graça de Deus, foi essa graça que o possibilitou a lançar o fundamento da igreja.
No desenvolvimento da figura Paulo mostra que ele é o arquiteto, Cristo o alicerce e fundamento e os crentes são os pedreiros que estão construindo a igreja espiritual, porém, cada um veja como edifica.
Lembrem-se, vocês estão construindo um prédio, um edifício, que se chama Igreja de Cristo, nessa cidade, vocês são os pedreiros, por isso veja como estão edificando a igreja.
Reflita. sua atitude, seu comportamento estão construindo a igreja de Cristo?
No texto em tela aparecem três figuras: O fundamento, o material e a prova.
O fundamento. A igreja tem um alicerce que é Jesus Cristo, e ninguém pode lançar outro fundamento além do que foi posto o qual é Jesus Cristo.
Em Atos, 4, 11 e 12, lemos que Jesus é pedra rejeitada pelos construtores, que ele é Pedra angular, e que não há salvação em nenhum outro nome pelo possamos sê salvos.
E, Paulo diz aos efésios que a Igreja, estar “edificada sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, mas Jesus Cristo, é a Pedra angular”.
Em sua 1ª carta Pedro cita o Antigo Testamento, “eis que ponho em Sião uma pedra angular eleita e preciosa e quem nela crer não será de modo algum envergonhado”.
O alicerce da igreja é Jesus Cristo, qualquer outra coisa é heresia. E Paulo assim procede por conta da conduta da igreja que buscava se alicerçar sobre homens, ou sobre líderes humanos.
Queridos.
Ao longo do tempo um dos maiores obstáculos da igreja é o culto a personalidade. É trágico quando uma igreja passa a orbitar ao redor de uma pessoa, ou quando alguém dentro da igreja deseja que tudo seja centralizado em si como se fosse esta pessoa o fundamento da igreja.
Vez por outra, encontramos pessoas que presumem que são insubstituíveis, esquecendo que os insubstituíveis estão no cemitério. O único insubstituível na vida da igreja é Deus, nós somos secundários.
Tudo vem de Deus. de modo que o que planta ou o que rega alguma coisa, não é responsável pelo crescimento.
A igreja não tem senhores humanos, não tem acionistas majoritários, a igreja tem um senhor, que é Jesus Cristo. E é ele que dá o crescimento.
Quando a Igreja busca crescer a qualquer preço ela adoece por ter transgredido a doutrina, a teológica e muitas vezes até a verdade bíblica.
Lembrem-se. É Deus quem dá o crescimento, e não as técnicas, os métodos e os processos Eles podem até ajudar, mas não é tudo, pois a igreja não é empresa, ela tem caráter sobrenatural, é uma instituição de origem divina e o seu crescimento vem da graça de Deus. Paulo é enfático, “de modo que nem o que planta, nem o que rega, dá o crescimento”.
A igreja é um edifício, onde Cristo é o alicerce, o Apóstolo é o arquiteto, e nós somos os pedreiros, por isso cada um veja como edifica.
No versículo 12 do texto em tela, Paulo descreve o material de edificação. Qual é o material que nós pedreiros estamos colocando sobre este alicerce “ouro, prata, pedras, preciosas, madeira, feno e palha?”.
Na apresentação Paulo mostra seis tipos de materiais. Três são resistentes: Ouro prata e pedras preciosas, e três não resistentes: madeira, feno e palha.
Há um padrão auferidor para este material. um dia esses materiais serão provados pelo fogo.
Isso lembra a história dos Três porquinhos, de Walt Disney, fugindo do lobo mau. Um faz uma casa de palha. Outro faz uma casa de madeira e ambas vêm abaixo. Mas o outro faz uma casa de alvenaria e o lobão sopra, sopra, sopra, se cansa e vai embora.
Madeira, feno e palha não resistem ao teste, ouro, prata, mármore ou granito estes resistem. O primeiro tipo de material é durável, o segundo é perecível, o primeiro tem valor o segundo tipo é depreciado. O primeiro tipo de material atrai, o outro não.
Uma pergunta muito ingênua, em que tipo de casa você prefere morar?
Paulo está chamando atenção para isso, vocês são os pedreiros e vocês têm este tipo de material, ouro, prata, mármore e granito. Ao mesmo tempo vocês tem madeira, feno e palha. Vocês estão construindo uma igreja imponente ou estão construindo um barraco?
Que igreja vocês estão construindo com a sua vida, com o seu testemunho cristão, com o seu caráter, com a sua vida?
Uma igreja imponente que atrai os homens ou um barraco pelo qual ninguém vai se interessar?
Não estou falando do aspecto físico de uma construção, estou falando da igreja verdadeira que somos nós. Sou o pedreiro desta igreja como você é pedreiro desta igreja. O material que nós usamos é a nossa vida e que material estamos usando? Ouro, prata, granito, Mármore? Ou madeira, palha e feno? Por isso veja cada um como edifica.
A prova. Versículo 13, “manifesta se tornará a obra de cada um, pois o dia a demonstrará porque está sendo revelada pelo fogo, e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará”.
Paulo não está falando de um dia de juízo para os incrédulos.
Paulo está falando de um dia de juízo para nós. Haverá um dia de juízo para nós. 2ª Coríntio 5, verso 10, “Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo”.
Ele está falando de um dia de juízo para o galardão, para avaliação do nosso serviço, então no dia do juízo o serviço de cada um de nós será avaliado e será visto o tipo de material que nós como pedreiros utilizamos.
Aqueles que construíram como Sérgio Naya, com material de segunda qualidade há de desabar, mas aqueles que estão construindo como bom material são como os montes de Sião não se abalam, mas permanecer para sempre.
Conclusões – Agora prestem atenção. O fogo não vai julgar a nossa cultura acadêmica, o nosso título social, o ano do nosso carro, os nossos cartões de créditos, a nossa respeitabilidade na sociedade, nem a nossa capacidade de influência nem a nossa popularidade; o fogo vai provar o nosso serviço, por isso veja cada um como edifica.
Nós estamos construindo um edifício que se chama a igreja de Cristo aqui na terra. Cada dia colocamos um tijolo a mais. Podemos estar colocando tijolo de ouro, de prata, de granito, de mármore, ou podemos estar colocando neste edifício madeira, feno e palha.
Cada um de nós um dia terá o seu serviço avaliado diante de Deus e cada um de nós ouvirá uma destas duas palavras, servo bom e fiel entra no gozo do teu Senhor, ou servo mal e negligente.
O elogio é para quem está construindo com ouro, prata, granito e mármore, e a censura para quem está construindo com madeira, feno e palha.
Você está construindo com o quê? Ouro, prata, granito e mármore, ou Madeira, feno e palha? E você ouvirá o quê?
Por isso o conselho de Paulo, porém veja cada um como edifica.
Ministração Rev. Pinho Borges
