?Longanimidade

LONGANIMIDADE – Deus espera que na velhice os seus filhos produzam o fruto da Longanimidade.

Longanimidade no popular é aquela ação de se contar até dez antes de se tomar qualquer atitude, isto é, ter a capacidade de pensar antes de agir. A longanimidade gera a paciência e perseverança. Quando afirmamos que Deus é longânime com o pecador, queremos dizer que Ele é aquele que dá chances, como no exemplo de Jacó, que apesar da desobediência do pecador Ele está pronto para a reconciliação.

Na Carta aos Efésios, o apóstolo Paulo exorta que devemos pautar as nossas relações com nossos irmãos com longanimidade. Há muitos preconceitos contra a pessoa idosa, mas isso não valida à raiva ou ação que venha ferir aquele que nos feriu. A longanimidade como fruto do envelhecimento é uma maneira de exercitar o amor e a fraternidade entre gerações. É comum o discurso sobre choque de gerações e que o mesmo é responsável pelo litígio entre as etapas da vida. A pessoa idosa deve ser longânime com os jovens, ouvindo suas aspirações com paciência, pois só assim será para eles como diz Tito: Ensine os homens mais velhos a serem sóbrios, dignos de respeito, sensatos, e sadios na fé, no amor e na perseverança[1]. Tal atitude com certeza melhorará as relações em todos os aspectos.

Certa ocasião um jovem disse para um idoso: “- Eu não gosto de sua cara”. O idoso longânime respondeu: “- Eu também não gosto, que tal você me ensinar a gostar dela”, e deste diálogo floresceu uma grande amizade.

(Extraído do livro: Envelhecimento. O que todos precisam saber. Autoria: Pinho Borges)


[1] Tito 2,2.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *