97 Anos da IPB Tejipió

97 Anos da IPB Tejipió

O Rev. Pinho Borges, Secretário Nacional da Pessoa Idosa da Igreja Presbiteriana do Brasil, participou de forma presencial nas comemorações dos 97 anos da presença presbiteriana no bairro de Tejipio em Recife/PE.

Para agradecer a Deus por esse março histórico a Igreja Presbiteriana celebrou a data com a realização litúrgica do domingo, 08 de novembro. Na ocasião o Rev Humberto Costa, pastor auxiliar na Igreja Presbiteriana das Graças em Recife foi o ministrante do Culto Vespertino, Escola Dominical e Culto Vespertino.

FRAGMENTOS HISTÓRICOS – A Igreja Presbiteriana de Tejipió nasceu como ponto de pregação, no dia 11 de novembro de 1923, sob a responsabilidade dos irmãos Vera Cruz, Basílio de Jesus, João Batista Mota e, posteriormente, pelo irmão Anfilófio Moreira de Melo, jurisdicionado pela então 2ª Igreja Presbiteriana do Recife (atual Igreja da Boa Vista), pastoreada pelo Rev. Jerônimo Gueiros. No dia 03 de do mês de setembro de 1924, foi organizada como Congregação da Igreja da Boa Vista, anos mais tarde a mesma teve como dirigente os irmãos: Antão Pessoa, Joel Moura e Aureliano Paschal, respectivamente presidente, tesoureiro e secretário. Em 03 de maio de 1944, por intermédio do irmão Anfilófio, a Igreja adquiriu uma casa situada à Rua Falcão de Lacerda, onde se encontra edificado o atual templo, pelo valor de Cr$ 20.000,00 (vinte mil cruzeiros), moeda correte na época.
Em 15 de janeiro de 1950, a Congregação foi organizada em Igreja, sendo o seu primeiro pastor o Rev. Diniz Prado de Azambuja Neto, auxiliados pelos presbíteros os irmãos: Oswaldo Santos Melo e Manoel Dantes; a Junta diaconal era formada com os irmãos: Petronilo Gomes e José Sampaio. Três meses depois, o Rev. Diniz Azambuja deixou o pastorado da Igreja para auxiliar o Rev. Jerônimo Gueiros na IP da Boa Vista. Em seu lugar fica o Rev. Natanael da Silveira Buttemuler ex-missionário da Igreja Presbiteriana em Portugal. Tão logo assume o pastorado da Igreja, o Conselho reúne-se sob presidência do Rev. Buttemuller e convoca a Assembléia Geral da Igreja para dia 19 de fevereiro de 1950, ocasião em que são eleitos os seguintes novos oficiais: Francisco Batista de Mota (presbítero) e Adiel Pereira dos Santos (diácono). Este, atualmente, diácono emérito. No dia 05 de novembro de 1950, são recebidos como membros os seguintes irmãos: Maria do Carmo Oliveira Misael de Albuquerque Vasconcelos, e José Claudino Feitosa. Estes, posteriormente, foram eleitos presbíteros e atualmente são presbíteros eméritos desta Igreja.
Ao completar 97 anos de fundação, em meio aos percalços e adversidades nessa longa caminha, a Igreja Presbiteriana de Tejipió tributa ao Soberano Deus Ações de Graças, pois, por Ele e para Ele, somos mais que vencedores! Rev. Gedeão Ferreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *