4 a 6.05.2018 – Workshop em São Francisco do Sul

São Francisco do Sul é a cidade mais antiga de Santa Catarina e a terceira cidade mais antiga do Brasil. Colonizada pelos Portugueses, espanhóis e açorianos, sua primeira ocupação, foi feita temporariamente por espanhóis por volta de 1553.
Conta-se que teria sido um dos pontos onde em 1504 a expedição de Binot Paulmier de Gonneville teria desembarcado.
O município possui uma área de 493 km² onde habitam segundo o censo de 2010/IBGE 42.500 habitantes, dos quais 30% professam a fé evangélica. Possui apenas uma Igreja Presbiteriana do Brasil que introduziu o Presbiterianismo na região.
A sede do município está localizada nas margens da Baía da Babitonga, ao norte da Ilha de São Francisco do Sul a uma distância de 14 km da entrada da barra.

Neste cenário que aconteceu o I Workshop da Terceira Idade, promovido pela Igreja Presbiteriana de São Francisco do Sul, no Estado de Santa Catarina, que é pastoreada pelo Rev Eliezer, em parceria com a Secretaria da Terceira Idade da Igreja Presbiteriana do Brasil.

Nossa viagem para São Francisco do Sul teve inicio as 23 horas em direção ao Aeroporto Internacional dos Guararapes em Recife/PE, onde embarcamos as 2 horas da manhã da sexta feira para São Paulo, aeroporto de Congonhas de onde fizemos uma conexão para a cidade de Joinville em Santa Catarina na região sul do Brasil.

Ao desembarcar estava a nossa espera o Rev Eliezer, pastor da IPB de São Francisco do Sul que nos transportou de carro até a cidade de São Francisco do Sul.

A IPB de São Francisco do Sul está localizada a beira mar, no Centro Histórico da cidade. É a primeira Igreja do Estado de Santa Catarina e é tombada pelo IPHAM.

O Workshop teve inicio na sexta feira (04) as 20 horas com a ministração da palestra ” Idoso sim, Velho não”, ministrada pelo Rev. Pinho Borges, Secretário Nacional da Terceira Idade da Igreja Presbiteriana do Brasil.

No sábado (05) os trabalhos começaram as 9 horas se prolongando até as 18 horas  com a ministração de três palestras. A primeira palestra Envelhecimento: Desafios e oportunidade foi ministrada pelo Rev. Pinho Borges. Em seguida teve uma pausa para o almoço que aconteceu no pier do Restaurante Panorâmico.
Na tarde do sábado aconteceram as palestras Saúde Mental do Idoso que foi ministrada pela psicologa Ingrid Foester Bayer Giraldi Costa. Houve um momento para um lanche. Após o lanche a enfermeira Susan Bayer ministrou a palestra Saúde do idoso.

No domingo (06) no horário da Escola dominical em classe única foi ministrada a palestra Empoderamento dos direitos da pessoa idosa, ministrada pelo Rev Pinho Borges.
Os participantes receberam um kit composto de um exemplar do Estatuto do Idoso, uma caneta Repapi e um Caça Palavra Bíblico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *