2º SIMPI inspira fé, comunhão e propósito em São Paulo

São Paulo (SP) – O dia 4 de outubro de 2025, foi marcado por alegria, fé e aprendizado na Igreja Presbiteriana da Lapa. O local sediou o 2º Simpósio da Pessoa Idosa (SIMPI), uma verdadeira celebração da vida e do ministério dos idosos na Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB).

O evento foi promovido pela Secretaria Nacional da Pessoa Idosa da IPB, em parceria com a Secretaria Sinodal da Pessoa Idosa do Sínodo de São Paulo, e IPB da Lapa,e foi coordenado com zelo e dedicação pelo presbítero Josmar Costa, Secretário Sinodal do Sinodo de São Paulo.

Com o tema central “ Servindo o Idoso com honra”, tendo com base Levitico 19:32, tema voltado para o cuidado integral do idoso. O encontro reafirmou que envelhecer com fé é viver com propósito e alegria.

Manhã de acolhimento, fé e energia –  O Simpósio começou às 8h, com aferição de glicose e um acolhedor Café da Manhã, repleto de sorrisos e reencontros. O clima de comunhão deu o tom de um dia que uniu corpo, mente e espírito.

Em seguida, no templo, um momento de louvor e gratidão conduziu todos à adoração. A profissional de Educação Física Daniela Gabriel, Secretária Sinodal da Pessoa Idosa, do Sínodo Unido, animou os participantes com uma dinâmica de alongamento, mostrando que cuidar do corpo é também louvar a Deus pela vida.

A primeira ministração foi conduzida pelo Rev. Rosther Guimarães, pastor da IPB Unida em São Paulo, que trouxe uma palavra de ânimo e esperança, lembrando que em todas as fases da vida o Senhor renova as nossas forças e nos chama a servir com alegria, com base na velhecice de Abraão, intitulada: Ainda tem tempo.

Logo após, o Rev. Pinho Borges, Secretário Nacional da Pessoa Idosa da IPB, apresentou a palestra “REPAPI – Finalidade e Objetivos”, destacando a importância do trabalho com a pessoa idosa na igreja e o papel transformador dos grupos de convivência. “A velhice é uma bençao de Deus e tempo de florescer no serviço e na fé”, destacou o Rev. Pinho.

Tarde de aprendizado e renovação –  Depois do almoço, os participantes retornaram cheios de entusiasmo. Um novo momento de alongamento musical, com Daniela Gabriel despertou ainda mais energia e disposição para as oficinas temáticas, que abordaram temas essenciais ao envelhecimento ativo e à vida cristã:
Direitos da Pessoa Idosa – Rev. Pinho Borges.
Cuidar com Dignidade – Eliane Borghetti.
Espiritualidade e Propósito na Terceira Idade – Rev. Toni Correia Construindo Laços e Cuidando de Quem Cuida – Adriana Peres

As oficinas foram espaços de partilha, escuta e fortalecimento da fé. Muitos participantes testemunharam que saíram revigorados, motivados a continuar servindo ao Senhor com entusiasmo e amor.
O encerramento da tarde trouxe uma Roda de Conversa com os palestrantes, onde perguntas e experiências emocionantes deram um tom de esperança e comunhão.

Encerramento com gratidão e bênçãos –  O 2º SIMPI terminou em clima de festa e gratidão, com um coffee break de confraternização. Aproximadamente 150 participantes e todos receberam um Kit Repapi, contendo um exemplar do Estatuto da Pessoa Idosa, um Caça-Palavra Bíblico, um chaveiro Repapi, uma Caneta personalizada, o livro “Conectados e Felizes” (do Rev. Pinho Borges) e o Certificado de Participação.

O gesto simbolizou o compromisso da IPB em valorizar cada idoso como instrumento vivo da graça e da sabedoria divina.

A Secretaria Nacional da Pessoa Idosa expressou gratidão ao Conselho da Igreja Presbiteriana da Lapa pelo apoio e acolhida. O evento foi reconhecido como um marco de comunhão e inspiração para todos os presentes.

“O envelhecimento é um presente de Deus. Quando caminhamos com fé, cada novo dia se torna uma oportunidade de servir e testemunhar o amor de Cristo”, declarou o Rev. Pinho Borges, ao final do encontro.

Entre abraços e sorrisos, ficou a certeza de que a vida, em todas as suas fases, é motivo de louvor. A Deus toda glória, por mais um encontro abençoado!

Matéria produzida pelo Núcleo de Produção da Repapi para o Portal Idosonews.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *