05.08.2018 – Workshop em Cocos na Bahia

Cocos é um município brasileiro do Estado da Bahia. O município localiza-se no oeste do estado a 337 km de Barreiras que é a maior e principal cidade da região. Está localizado a 684 km da capital federal Brasília e a 878 km da capital estadual Salvador.
Possui uma área de 10.084 km² que abriga uma população de 18.446 habitantes (IBGE/2010) e está localizado a 559 metros acima do nível do mar e faz limites com Jaborandi, Coribe e os estados de Minas Gerais e Goiás.
O município tem apenas u,a Igreja Presbiteriana do Brasil que é pastoreada pelo Re Anderson Luiz.
Nossa viagem até Cocos começou em Recife na Sexta-feira, 03 Agosto 2018, às 08:50, no voo 2581 (Embraer 195) da Azul Linhas Aéreas para o Aeroporto de Confins (MG) onde desembarcamos para uma conexão no voo 2464 (ATR 72) às 12:00 com destino a Barreiras/BA onde desembarcamos às 14:20.
Na chegada fomos recepcionados pelo casal Fátima Guedes e esposo (membros da IPB de Barreiras) até a chegada do Rev. Anderson, pastor da IPB de Cocos.
De Barreiras para Cocos são aproximadamente 400 km. Como a opção foi por uma estada em construção houve uma redução de 100 km, apesar de longo texto de terra. Chegamos em Cocos às 20:00 da sexta-feira. Fomos direto para a pousada onde ficamos hospedado, pois não houve trabalho a noite.
O workshop começou no sábado pela manha com oficinas práticas na área da saúde com os agentes da Prefeitura Municipal de Cocos com aferição de glicose, hepatite, e pressão arterial e atendimento pastoral pelos Revs Anderson e Pinho Borges.A noite aconteceu a palestra Idoso sim. Velho não, ministrada pelo Rev. Pinho Pinho Borges, Secretário Nacional da Pessoa Idosa.
No domingo, pela manhã, o Rev. Pinho Borges ministrou palestra sobre Protagonismo e empoderamento da pessoa idosa, em classe unica na Escola Dominical.
A Tarde houve uma reunião com o pessoa que trabalha com o grupo de idoso da igreja e a noite o Rev. Pinho Borges ministrou a Palavra do Senhor no Culto Vespertino com Celebração da Ceia do Senhor.
Na segunda-feira, dia 06 de agosto, iniciamos a viagem de retorno para Recife, desta vez pela estrada asfaltada que liga Cocos a Barreiras o que aumentou o tempo de viagem. Saímos de Cocos as 6 horas chegando ao aeroporto de Barreiras as 14 horas com uma parada para tomar café e outra para almoço. Às 14:55, embarcamos no voo 2465 (ATR 72) para Confins/MG onde chegamos às 17:05 para conexão no voo AD 2432 (Embraer 195), às 19:30 para Recife onde chegamos às 22:00.
Os participantes receberam exemplares do Estatuto do Idoso, canetas e boné Repapi como brindes
Quero agradecer ao Senhor da Igreja pela oportunidade de voltar a Cocos seis anos depois para realizar mais
um trabalho da Secretaria da Pessoa Idosa da IPB. Agradecer ao Rev. Anderson Luiz e família, ao Conselho e a Igreja de Cocos, pelo carinho hospedagem e hospitalidade nos dias que passamos na região.
Apesar de cansativo foi um trabalho abençoado e abençoador. A Deus toda Glória.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *