A importância da 2ª dose da vacina contra o Covid 19

Um alerta para idosos e pré idosos. Qualquer tipo de medicação descontinuada é fator de riscos para a pessoa medicada, isto também vale para as vacinas. Alguns idosos acham que ao tomarem a primeira dose da vacina está imunizado ‘ad eternum’, isto é para sempre.
Sempre há renovação de campanha realizadas pelo Governo Federal anunciando o dilatamento das campanhas da vacinação, como exemplo, do H1N1, que sempre tem o prazo dilatado para atender um maior número de idosos.
Em 2020, logo no início da pandemia do Covid 19, foi feito um reforço publicitário para as pessoas idosas tomarem a vacina contra o H1N1. Sou testemunha da correria das pessoas aos pontos vacinação para tomarem a referida vacina. Isso ocorreu por conta do medo do Covid 19 e não por conta do H1N1.
O histórico da ausência dos vacinados para tomar a 2ª dose da vacina contra o Covid 19, parece que vai transitar pela mesma vereda. Notícias recentes dizem que mais de 1,5 milhão de brasileiros não voltaram para completar o esquema vacinal adotado pelo Ministério da Saúde, disse o ministro da saúde, Marcelo Queiroga, em entrevista.
Esse comportamento é perigoso, pois interrompe o rito de proteção contra o vírus e pode anular o efeito da primeira dose, porque o processo foi completo.
Segundo o Ministério da Saúde, 634 mil pessoas que tomaram a 1ª dose da vacina não voltaram para receber o reforço. Os Estados de São Paulo, Bahia e Rio de Janeira encabeçam o ranking dos atrasados ou desistentes.
O Ministro Queiroga afirmou que pretende reforçar as campanhas publicitárias para conscientizar da necessidade de que todos completem o esquema vacinal definido pelo Ministério da Saúde.
É importante que se tome a 2ª dose da vacina contra o Covid 19, porque a 1ª dose não imuniza por completo.
Lembre-se é preciso tomar as duas doses, mesmo assim continuar com os cuidados básicos contra a Covid-19, como uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento.
Cuidar da saúde é obrigação de todos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *