Meus queridos, hoje nos debruçamos sobre uma revelação extraordinária da misericórdia divina e do amor incondicional de Deus para conosco. Estamos diante de um convite divino para experimentar uma…
Uma Nova Aliança: Do Coração de Pedra ao Coração de Carne – Meus queridos, hoje nos debruçamos sobre uma revelação extraordinária da misericórdia divina e do amor incondicional de Deus para conosco. Estamos diante de um convite divino para experimentar uma transformação profunda, passando da letra da lei gravada em pedra para a lei do amor gravada em nossos corações.
A Característica da Antiga Aliança é que ela é externa, e está gravada em tábuas de pedra. Quando as Leis não são interiorizadas pelo povo, elas permanecem como preceitos distantes e se torna superficial. E, as Consequências da Superficialidade são Infidelidade, injustiça, autossuficiência e pecado que continuam a marcar o povo. Elas se tornam uma adesão, mas de boca do que de coração, e é insuficiente para uma verdadeira transformação.
A Nova Aliança é Fundamentada no Coração. Deus propõe uma Aliança que é interna, escrita no íntimo do ser. As leis e preceitos divinos passam a ser parte integrante do crente, no centro de suas decisões e ações. É no coração começa a Transformação.
Na antropologia semita, o coração é mais do que a sede dos sentimentos; é o centro dos pensamentos, projetos, decisões e ações. A transformação prometida por Deus visa um coração que pensa, que decide e que age segundo a vontade divina.
Quais os Frutos da Nova Aliança? Uma Relação Pessoal e Intima com Deus, que nos leva a comunhão com Ele, deixando-a de ser uma lição árdua, para se tornar uma realidade inata, natural. Deus não é mais um desconhecido, pois entre Ele e seu povo estabelece-se uma proximidade sem precedentes.
Outro fruto da nova Aliança é o Perdão, que é o Primeiro Sinal do Amor Eterno. A nova relação com Deus é inaugurada com um ato de misericórdia divina. um perdão total e sem reservas.
Este perdão é tanto o ponto de partida quanto a prova irrefutável do amor eterno de Deus por seu povo.
Queridos. A nova Aliança proposta por Deus é uma chamada ao renascimento espiritual de cada um de nós. É um convite a viver segundo uma lei que não é imposta de fora, mas que brota do mais íntimo do nosso ser.
Que possamos abrir nossos corações para essa transformação divina, permitindo que a lei do amor de Deus direcione nossas vidas.
Que, assim transformados, sejamos verdadeiros testemunhos do Seu amor eterno no mundo. amém.
Ministração Rev. Pinho Borges
