Jesus, olha para Pedro

Então, voltando-se o Senhor, fixou os olhos em Pedro, e Pedro se lembrou da palavra do Senhor, como lhe dissera: Hoje, três vezes me negarás, antes de cantar o galo. Então, Pedro, saindo dali, chorou amargamente….Escute a ministração completa, escrita pelo Rev. Pinho Borges, em vídeo/áudio, e/ou leia o texto no Portal Idosonews.com

Jesus, olha para Pedro.
Lucas capítulo 22, versos 61 e 62, lemos: Então, voltando-se o Senhor, fixou os olhos em Pedro, e Pedro se lembrou da palavra do Senhor, como lhe dissera: Hoje, três vezes me negarás, antes de cantar o galo. Então, Pedro, saindo dali, chorou amargamente.
Queridos. Conta-se que um carcereiro, um norte americano que trabalhava para o exército executou trezentos e setenta condenados.
No dia em que ele foi executar o último condenado, antes de deixar a carreira militar ativa, ele contemplou o sentenciado dos pés, e mirou nos olhos do condenado.
Anos depois o carcereiro declarou a um jornalista: “que jamais esqueceu o olhar daquele homem condenado a morte, que aquele olhar foi de profundo significado para ele. Ao ler este relato, me lembrei de que quando eu era criança, e minha mãe reprovava alguma atitude minha; eu sabia pelo olhar dela que estava errado.
Voltando ao texto em tela que trata da paixão e morte de Jesus.
Era noite, e Jesus estava na corte militar de Anás e Caifás, que ficava no mesmo local e lá, estava reunido o Sinédrio diante de uma tumba avida por sangue, era os atrozes escarnecedores de Jesus.
E, de modo sorrateiro entra o discípulo Pedro, pensando que não seria descoberto, mas uma criada olha-o, e o reconhece, e o identifica como um seguidor de Jesus.
Mas, Pedro, nega a Jesus pela primeira vez. Então ele busca um lugar mais escuro, mas é descoberto, e volta a negar Jesus.
Indo se aquecer junto ao fogo, abre diálogo com os soldados, e o seu sotaque galileu o denuncia, quando acusado de ser seguidor de Jesus, ele nega com juras e maldições, e nesse momento, e olhando para o lugar que Jesus estava o seu olhar fixa-se no olhar de Jesus.
Aquele momento, para Pedro era devastador. Logo ele que no Monte da Transfiguração havia alcançado o maior grau de fidelidade, agora era arrastado ao lamaçal das trevas e do abismo.
Logo, ele que havia se revoltado com a traição de Judas e agora estava sendo igual, traindo o seu Mestre, resta-lhe agora encarar a vida pelo prisma do fracasso.
Só que sua mente confusão e alma perplexa não o deixou ver que o olhar de Jesus não era de acusação, mas de fé, esperança e amor.
É como, que Jesus estivesse dizendo: eu me sacrifico pela verdade.
Certamente naquela troca de olhares, a ficha de Pedro caiu e teve a certeza de que Jesus o olhava com olhar de misericórdia, de pena, mas com amor.
Quantas, e quantas vezes falamos mau das atitudes de Pedro, e não nos damos contras que muitas e muitas vezes fazemos o mesmo.
Negamos a Jesus de maneira extensiva e dirigimos nos olhares acusatórios para os outros
Queridos. Precisamos olhar para os outros em seus erros com o olhar de Jesus, que espalha fé esperança e amor.
O bom é que o olhar de Jesus nos convida á reconciliação.
Assim com olhou para Pedro, Jesus nos olha como pecadores nos convidando ao restabelecimento, e restituição da amizade, pois o olhar de Jesus ativa em nós a chama do perdão, da cura e da esperança neste mundo tenebroso.
Quando Jesus nos olha, olha com amor e perdão e nos dar nova oportunidade com o propósito de restabelecer a sua amizade.
Voltando a Pedro.
A sua situação era crítica. Negou e traiu a Jesus. Do ponto de vista humano era um caso perdido. Mas, o olhar de Jesus dizia-lhe: arrepende-te, o que fez Pedro chorar amargamente. Bastou, Jesus olhar para Pedro para sua vida dele fosse transformada pelo arrependimento, e reconhecendo o erro voltou-se para Jesus.
O mesmo pode acontecer com você. O olhar para Jesus mudará a rota de sua vida. Não sei se nesse momento vocês estão precisando sair do fundo do poço, buscando um apoio seguro quero te dizer que esse apoio é Jesus e deixe ele aliviar o seu fardo.
Lembre-se. A lua não tem luz própria. Mas ela esplendorosa nas trevas da noite por conta da luz que vem do sol. O mesmo acontece conosco. A nossa luz não é nossa, mas de Jesus, luz do mundo.
Portanto o nosso olhar para com o outro deve ser, o reflexo do olhar de Jesus em nós.
Que Deus pois te abençoe. Amem.
Áudio texto ministração do reverendo Pinho Borges.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *