Casa da mãe Joana

“Casa da mãe Joana” é uma expressão popular no Brasil que remete a um lugar desorganizado ou sem regras, onde qualquer pessoa pode agir como bem entender.

Olá, eu sou Júlio Virtual. Hoje a coluna MINHA OPINIÃO, com o Rev. Pinho Borges, apresenta a reflexão sobre o adágio “Casa da mãe Joana”

“Casa da mãe Joana” é uma expressão popular no Brasil que remete a um lugar desorganizado ou sem regras, onde qualquer pessoa pode agir como bem entender. A origem do termo remonta à Idade Média, associada à figura de Joana I de Nápoles, uma rainha que teria promulgado uma lei permitindo que bordéis funcionassem livremente, sendo regidos por mulheres.

Com o tempo, a expressão ganhou um tom pejorativo, indicando falta de ordem ou autoridade.

Em um contexto atual, a frase é frequentemente usada para criticar situações de anarquia ou ausência de disciplina, seja em um ambiente doméstico, social ou institucional. Ao mesmo tempo, a expressão também pode ser um reflexo do desejo humano por autonomia, ainda que muitas vezes mal administrada.

Essa liberdade desregrada pode ser vista sob duas perspectivas: uma celebração da ausência de opressão ou, de maneira crítica, como sinônimo de caos e falta de responsabilidade coletiva.

Assim, o ditado convida à reflexão sobre o equilíbrio necessário entre liberdade e organização.

Texto Rev. Pinho Borges/Matéria produzida pelo Núcleo de Produção da Repapi para o Portal Idosonews.com/Locução Júlio Virtual  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *