No século passado o mundo se horrorizou diante das atrocidades cometidas por Adolf Hitler. Pelo ditador Idi Amin Dada que massacrou cerca de 300 mil…
Disse Jesus. Toda a autoridade me foi dada no céu e na Terra. Mateus 28, verso 18.
Queridos. No século passado o mundo se horrorizou diante das atrocidades cometidas por Adolf Hitler. Pelo ditador Idi Amin Dada que massacrou cerca de 300 mil ugandenses. O rei Bokassa, que à semelhança de Herodes, mandou matar crianças. Pol Pot, Baby Doc, Ferdinand Marcus, Pinochet, entre outros, são nomes conhecidos na história que revelam que a tirania continua viva e ativa, escrevendo manchetes e contabilizando vítimas.
Esses exemplos demonstram que os regimes de absolutistas não são os mais adequados, uma vez que concentram excessivamente o poder em uma única pessoa. Se o poder, por si só, já é corrompido, não é difícil imaginar o que acontece quando um indivíduo corrupto tem o poder absoluto.
Entretanto, é preciso lembrar que nem todos os tiranos estão assentados no trono de uma nação. Muitos exercem sua tirania em escalões inferiores. Ao nível de estados e municípios. Na presidência de empresas, na chefia de seções, no próprio lar, e onde quer que possam exercer seu autoritarismo, praticar arbitrariedades e oprimir os que se acham sob seu comando.
Certa vez, um líder religioso, presidente da denominação, foi advertido que possuía um espírito dominador sobre os membros da igreja a ponto de não lhes dar liberdade de pensamento e expressão a que tinham direito.
O referido líder, após avaliar e refletir sobre sua conduta, reconheceu e confessou o fato diante de Deus e da igreja e passou a vigiar-se constantemente contra todo e qualquer espírito ditatorial.
Ouvi a narrativa que um brasileiro, ao ser promovido a chefe de seção de uma fábrica, reuniu os seus subalternos no dia seguinte. Então, chamou um deles: “Antônio, venha cá!” Quando o homem se aproximou, o novo chefe lhe disse: “Antônio, você está despedido! Não que eu tenha alguma coisa contra você, mas isto é para mostrar que eu agora tenho autoridade.”
Queridos. Quando a autoridade é motivada pelo desejo de poder, ela se comporta de forma tirana e submete os outros à submissão. Mas a autoridade cristã não age assim, pois, deriva do amor, e não do poder. Jesus disse: “Toda a autoridade Me foi dada no céu e na Terra”. E essa autoridade, Ele a exerceu e até hoje exerce com amor.
Nosso modelo de liderança, portanto, é Cristo. É nele que devem se espelhar os líderes, sejam eles pastores, presidentes, governadores, diretores, chefes ou pais.
Áudio Ministração do Reverendo Pinho Borges
