A Mesa que Conecta o Calvário à Eternidade

Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice, anunciais a morte do Senhor, até que venha. (1ª Coríntios 11,26).

Queridos. A Ceia do Senhor é o momento mais sagrado da liturgia cristã. No entanto, o perigo da familiaridade pode roubar o seu peso. Paulo escreve aos Coríntios para resgatar o significado profundo deste ato.

O versículo 26 é uma síntese teológica; ele olha para o passado, vive o presente e antecipa o futuro. Vamos dissecar cada cláusula deste texto para entender como ele deve moldar nossa vida hoje.

Porque, todas as vezes. A Constância da Comunhão.Paulo não estabelece uma data rígida, mas enfatiza a frequência. A vida cristã não é feita de saltos esporádicos, mas de uma caminhada rítmica. O todas as vezes mostra que a nossa dependência da graça é contínua. Não nos alimentamos de Cristo apenas uma vez na conversão precisamos ser renovados constantemente. Assim como o corpo físico morre sem alimento regular, nossa alma definha sem a comunhão. Você tem tratado a Ceia como um evento opcional ou como uma necessidade vital para sua sobrevivência espiritual?
Imagine um reservatório de água. Se ele não receber novas remessas, a água parada estraga. A Ceia é o canal que mantém o fluxo da graça renovado em nós.

Que comerdes este pão e beberdes este cálice. A Simplicidade da Entrega.Deus escolheu elementos comuns (pão e fruto da videira) para representar o mistério mais profundo do universo. O pão precisa ser partido o fruto precisa ser esmagado. Isso aponta para a totalidade do sacrifício. Cristo não deu apenas uma parte de Si Ele deu corpo e sangue.

A Ceia nos ensina sobre a nossa própria entrega. Se Cristo se deu por inteiro, como podemos oferecer a Ele apenas nossos restos? Como as sobras de tempo, da finanças ou dos talentos? Participar dos elementos é dizer; Assim como este pão entra em mim, eu quero que a Tua vida domine a minha.

Anunciais a morte do Senhor.A Mensagem do Testemunho.Aqui está a função missionária da mesa. A Ceia é um sermão silencioso e visual. A palavra grega para anunciais é a mesma usada para pregar o Evangelho. Quando tomamos a Ceia, estamos pregando para nós mesmos, para a igreja e para o mundo que a nossa salvação custou sangue.

Será que o nosso comportamento após a Ceia condiz com o que você anunciamos  na mesa? Não podemos anunciar a morte dEle para o pecado no domingo, e viver para o pecado na segunda-feira. A mesa nos compromete com a mensagem.

Até que venha.A Esperança do Retorno.Esta é a cláusula de esperança. Ceia não é um memorial de um morto, mas a expectativa de um Rei que vive. O até que indica que a Ceia tem um fim. Ela é um ensaio. Um dia, o pão e o vinho darão lugar à presença real e física de Jesus. Como você espera? Quem espera alguém amanhã, deixa a casa pronta hoje. A expectativa da volta de Cristo deve gerar em nós senso de urgência e santidade. A mesa nos lembra que somos peregrinos este mundo não é nossa casa final.

Queridos. A Ceia do Senhor é o elo que nos prende à Cruz e nos projeta para a Glória. Ao participar dela, lembre-se: Examine-se – Pois é um ato de constância. Renda-se – Pois é um ato de entrega total. Testemunhe –  Pois é um anúncio ao mundo. Vigie – Pois o banquete real está prestes a começar.

Que a frase Até que Ele venha seja o combustível que mantém sua chamaacesa em dias de escuridão. Amém.

Ministração Rev. Pinho Borges / Locução Fábio Virtual.
Um convite especial para você. Inscreva-se no canal, e ATIVE O SININHO para receber minhas postagens e seja edificado diariamente por palavras inspiradoras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *