“A alma generosa prosperará; e quem dá a beber será dessedentado.” (Provérbios 11. verso 25). Assim é a amizade verdadeira: um refresco no calor da caminhada, uma sombra no deserto das aflições, um presente que Deus nos dá em forma de gente.
O Dia do Amigo, celebrado em 18 de abril, nos lembra que a amizade não é fruto do acaso, mas da providência divina. Em toda a Escritura, vemos Deus nos ensinando sobre essa preciosidade. “Em todo tempo ama o amigo, e na angústia nasce o irmão.” (Provérbios 17. Verso 17). Amigo é aquele que Deus coloca ao nosso lado para nos lembrar que não fomos feitos para andar sozinhos.
Lembramos de Davi e Jônatas, cuja amizade era mais forte que as pressões da política e os conflitos do trono. Lembramos de Rute e Noemi, que, mesmo sendo de gerações diferentes, caminharam juntas por fé e lealdade. E não podemos esquecer de Jesus, que nos chamou de amigos, dizendo: “Já não vos chamo servos…, mas tenho-vos chamado amigos” (João 15, verso 15).
Ser amigo é um ministério. É servir com palavras, com gestos, com orações. É ouvir sem julgar, falar com sabedoria, chorar junto, alegrar-se junto, perdoar com facilidade e caminhar com fé. É estender a mão, mesmo quando não se tem respostas, e segurar firme, mesmo quando o outro parece querer soltar.
A amizade bíblica é marcada pelo amor sacrificial.
Jesus disse: “Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.” (João 15, verso 13). E Ele não só falou — Ele fez. Morreu por nós. Amou-nos quando ainda éramos pecadores. Ele é o nosso maior Amigo.
Por isso, neste Dia do Amigo, louve a Deus pelos amigos que Ele colocou na sua jornada. Ore por eles. Agradeça por cada risada, por cada ombro, por cada conselho. E se você estiver se sentindo sozinho, lembre-se: há um Amigo mais chegado que um irmão (Provérbios 18, verso 24), que caminha contigo todos os dias.
E quem sabe… você também é resposta de oração na vida de alguém. Um amigo enviado por Deus.
Crônica Rev. Pinho Borges
Locução Antônio Virtual
