A Vitória da Fé e o Amor que nos Une

Queridos. “Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou, ama também ao que dele é nascido.”. O apóstolo João, ao escrever esta passagem, nos ensina três verdades essenciais para a vida cristã.

Primeira. O amor a Deus e ao próximo são inseparáveis. Quem ama a Deus deve amar também aqueles que são gerados por Ele. O amor familiar é uma lei natural da vida. Assim como uma criança ama seus pais e irmãos, aquele que nasce de Deus naturalmente ama seus irmãos na fé.
João reforça que o verdadeiro amor não está apenas em palavras, mas na obediência aos mandamentos de Deus. Além disso, ele nos lembra que a vitória sobre o mundo vem pela fé.
O Amor a Deus e ao Próximo são Inseparáveis, diz João quanto os ensinos de Jesus sobre o duplo mandamento do amor: “Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de todas as tuas forças. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.”
Não há como afirmar que amamos a Deus se não amamos aqueles que Ele gerou. O verdadeiro cristão expressa sua fé através de relacionamentos cheios de amor, perdão e serviço ao próximo. Será que estamos vivendo esse amor na prática? O nosso amor por Deus se reflete na maneira como tratamos nossos irmãos?

Segunda verdade. A Obediência é a Evidência do Amor. João continua afirmando que amar a Deus significa guardar os seus mandamentos. Mas ele acrescenta algo importante. Os seus mandamentos não são penosos.”

Isso significa que obedecer a Deus não deve ser um fardo pesado, mas um prazer para aqueles que O amam. Quando amamos verdadeiramente, o obedecer torna-se um ato natural e espontâneo. Exemplo bíblico: O jovem rico.
Quando Jesus disse ao jovem rico para vender tudo e segui Lo, ele foi incapaz de obedecer porque seu coração estava mais apegado às riquezas do que a Deus. Isso nos ensina que o verdadeiro amor a Deus nos leva a uma obediência sincera e desprendida.

Terceira verdade. A Vitória que vence o Mundo.  João encerra afirmando que todo aquele que é nascido de Deus vence o mundo. Mas como isso acontece? Ele mesmo responde: “E esta é a vitória que vence o mundo. a nossa fé.” A fé em Cristo nos capacita a vencer as tentações, as provações e os desafios da vida. O mundo oferece seus prazeres, suas filosofias e seus enganos, mas o crente vence tudo isso porque confia em Jesus e não se conforma com este século.

Exemplo bíblico. Davi contra Golias. Quando Davi enfrentou Golias, ele não confiou em suas próprias fouças, mas na certeza de que Deus era seu defensor. Sua fé lhe deu a vitória!

Queridos. O ensino de João nos desafia a viver três grandes verdades:
Amar a Deus e ao próximo de forma inseparável.
Obedecer a Deus como uma demonstração do nosso amor.
Viver uma fé que nos conduz à vitória sobre o mundo.

Se estamos em Cristo, somos nascidos de Deus e chamados a viver esse amor e essa fé que nos fazem mais que vencedores! Amém

Ministração Rev. Pinho Borges/Locução Fábio Virtual

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *