Aviva-nos. Parte 3

Esperarei pacientemente no Senhor (v. 16) Ao olhar para o futuro, o profeta viu uma nação rumando para a destruição. Ao olhar para dentro de si, viu-se tremendo de medo e ao olhar ao redor, viu todo o sistema prestes a se desintegrar

Aviva-nos. Parte 4

3)  Reafirmou sua fé em Deus (3.16-19) – Esta é uma das mais magníficas confissões de fé das Escrituras. Habacuque. Esta reafirmação da fé do profeta se divide em três atitudes. Ouçamos sua edificante confissão de fé.

1. Esperarei pacientemente no Senhor (v. 16) . Ao olhar para o futuro, o profeta viu uma nação rumando para a destruição. Ao olhar para dentro de si, viu-se tremendo de medo e ao olhar ao redor, viu todo o sistema prestes a se desintegrar. Contudo, quando pela fé ele olhou para o alto, viu o Senhor Deus e todos os seus medos sumiram. Andar pela fé significa concentrar-se na grandeza e na glória de Deus. Um dos sinais da fé é a disposição de esperar com paciência enquanto o Senhor realiza a sua obra.

2. Eu me alegrarei no Senhor (vv. 17, 18).Depois dos babilônios passarem por Judá, não restaria muita coisa de valor (Hc 2.17). Destruiriam as construções, saqueariam os tesouros, e devastariam lavouras e pomares. A economia se desintegraria, e não haveria motivo algum para cantar.

Contudo, Deus ainda estaria assentado em seu trono, cumprindo seus propósitos para o seu povo. Habacuque não podia se alegrar com as circunstâncias, mas podia se alegrar com seu Deus! Apesar de seus lábios estarem tremendo e suas pernas vacilando (Hc 3.16), o profeta explodiu em cânticos e adorou o seu Deus. Um exemplo e tanto para seguirmos.

3.  Confiarei no Senhor (v. 19).Por causa de sua fé e confiança no Senhor, Habacuque, começou a saltar como a corça. Por causa de sua fé ele pode caminhar a passos firmes. Por isso Deus permite passarmos por provações e lutas: elas podem nos aproximar Dele e nos elevar acima das circunstâncias. Deus nos criou para as alturas. Se ele nos permite passar pelos vales, é para que possamos esperar nele e subir com asas como águias (Is 40.30-31). Nossa alegria é proporcional a nossa confiança. Nossa confiança é proporcional ao nosso conhecimento de Deus”.

4)  Conclusão –Finalizando. Habacuque nos ensina a encarar nossas dúvidas e conflitos de três maneiras: 1) Ouvindo a Palavra de Deus; 2) Voltando a ele em oração humilde; 3) Reafirmando nossa fé Nele (esperando, cantando com alegria e confiando no seu poder e cuidado). Amém.

Ministração: Rev. Pinho Borges

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *