Liberdade em Cristo

É para a liberdade que Cristo nos libertou! Ficai, portanto, firmes e não vos curveis de novo sob o jugo da escravidão. Viver a liberdade é um apelo constante de Paulo. Se temos liberdade em Cristo, temos que esquecer a lei.. Escute a ministração completa, escrita pelo Rev. Pinho Borges, em vídeo/áudio, e/ou leia o texto no Portal Idosonews.com

Liberdade em Cristo. Gálatas. capítulo 5, versos 1 e 2

Queridos.
No versículo 1º, lemos. É para a liberdade que Cristo nos libertou! Ficai, portanto, firmes e não vos curveis de novo sob o jugo da escravidão.
Viver a liberdade é um apelo constante de Paulo. Se temos liberdade em Cristo, temos que esquecer a lei, pois fomos redimidos da culpa, dos pecados, e do seu jugo.
Paulo está nos ensinando que estamos livre do jugo da lei portanto estamos justificados. Que seguir a lei mosaica, as cerimonias e sacramentos judaicos não tem nada a ver com a justificação da alma como ensinavam os legalistas. E que a santificação não precisa das obras da lei, pois alcançamos a libertação do pecado através da graça divina.
Em sua conduta diária, o crente deve viver pela “Lei do Espírito”, pois é ela que nos capacita para cumprirmos os deveres espirituais, coisa que os preceitos da lei mosaica não podem fazer; pois a lei não pode justificar, santificar, ou nortear a vida.
Em Cristo também estamos livres dos regulamentos de natureza legalista, como por exemplo, observar os dias, as festas, e os rituais. Os fariseus se preocuparam muito com a lei e se esqueceram das obrigações espirituais.
A forma mais elevada de liberdade é o livramento da morte eterna obtida através de Cristo Jesus, pois nela obtemos vida e natureza de Cristo, e assim passamos a compartilhar de sua santidade. Essa é a maior liberdade que dos filhos de Deus podem obter.
Ficai, portanto, firmes. Significa “permanecer firme”. Analisando este versículo Lutero disse: “Permanecei firme, e não negligente. Não vos deitei para dormir; mas levantai-vos. Sede vigilantes. Apegai-vos à liberdade com a qual Cristo vos libertou. Aqueles que se mostram negligente não pode conservar essa liberdade”.
Permanecer livre é não curvar outra vez. Quem viveu ou vive no paganismo, debaixo da escravidão, e da falsa religiosidade, ao aceitar a lei retorna a ser escravo de um senhor diferente, mas a situação é de escravidão. A palavra “curvar e submeter” no grego significa “ser apanhado; cair em uma armadilha”. Que é o Jugo, a “carga”, que Pedro diz que da lei é intolerável.

Queridos. No versículo 2, lemos: “Vede, eu, Paulo, vo-lo digo: se vos circuncidardes, de nada vos servirá Cristo”. Os gálatas estavam se circuncidando, apesar de recebido o evangelho da graça estavam vivendo a lei. Na ausência de Paulo, eles se tornaram quase judeus. A igreja, era quase uma sinagoga. Se houver circuncisão, de nada vos servirá Cristo.
A palavra grega opheleo, que foi traduzida por “servirá” significa: beneficiar, aproveitar, ajudar.
É possível que Paulo estivesse dizendo que os crentes gálatas, em nada seriam beneficiados em suas vidas, se continuassem a seguir a lei.
Era como se os gálatas estivessem prontos para cometerem uma apostasia por ter recebido o ensino de Cristo, e agora estava u rejeitando.
Aceitar a lei é negar a graça redentora, e salvadora de Jesus.
Aceitar a lei de Moisés era aceitar que ele era superior a Cristo.
Portanto o nosso viver é Cristo.
Áudio ministração do Rev. Pinho Borges

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *