É bom ter cuidado na escolha de uma ILPI para abrigar o idosa da família. Lembre-se que a solidão, a diminuição do convívio social, as enfermidades e dificuldades de locomoção e de realização de atividades diárias podem criar alguns problemas para o abrigado.
Diante das mudanças na rotina, no envelhecimento a família, se vê em uma situação complexa: manter o idoso em casa ou abriga-lo. Esta decisão pode ser uma situação bastante difícil para a família. Isso acontece porque as ILPI publicas ou privadas não dispõem dos mesmos padrões.
Hoje, já exitem algums redidenciais para pessoas idosos que ofererem um serviço diferenciado, mas tem um custo , muita vezes proibitivo para determinados setores sociais.
A população mundial está envelhecendo, e não é diferente no Brasil. O aumento da expectativa de vida, e os cuidados com a saúde tem prologando o envelhecimento.
No passado havia certos preconceitos a respeito do abrigamento por conta das limitações impostas aos idosos, principalmente quanto ao isolamento mas o cenário mudou e hoje há várias opções de abrigamento. Na hora de escolher vale, pesquisar.