Rio Claro/SP – 1ª Semana de Atendimento Especial ao Idoso

Carrousel, Últimas Notícias

Publicado por Tribunal de Justiça de São Paulo
Iniciativa promoverá cidadania e serviços para idosos.

O Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Rio Claro promoverá, de 17 a 21 de setembro, a 1ª Semana de Atendimento ao Idoso. A iniciativa, voltada ao público a partir dos 60 anos, inclui designações de audiências pré-processuais, orientações sobre cidadania, encaminhamentos a órgãos públicos (como Juizado Especial Civil, Procon, Juizado da Fazenda Pública, Poupatempo e INSS) e assistência nas áreas dos direitos civil, da família, do consumidor e tributário. O atendimento será gratuito, das 10 às 16 horas, no Auditório 1 do Núcleo Administrativo Municipal (NAM) – Rua Dr. Eloy Chaves, 3265, Alto de Santana.

Várias atividades paralelas também estão sendo preparadas pelos organizadores, como medição de pressão arterial e procedimentos estéticos, tudo feito de forma gratuita. O juiz coordenador do Cejusc de Rio Claro, Wagner Carvalho Lima, observa que a realidade sociodemográfica do Brasil está mudando e que são as ações de hoje que vão assegurar um País com melhores condições de vida para os idosos no futuro: “Temos que olhar e agir com mais atenção para com os idosos, garantindo vida digna a essas pessoas, oferecendo melhor assistência em vários âmbitos, seja pessoal, afetivo ou educacional”.

“Essa iniciativa também tem o objetivo de ampliar a divulgação do Cejusc entre a comunidade”, esclarece o chefe judiciário do Cejusc, Carlos Rogério Guolo. “A terceira idade geralmente tem dificuldade para encontrar orientação em temas relativos aos próprios direitos e, com essa semana, vamos ao mesmo tempo auxiliar e conhecer melhor as necessidades desse público.”

Especializado em atendimento ao público para a solução de conflitos na esfera judiciária e em orientação sobre cidadania, o Cejusc de Rio Claro está completando seis anos de existência e conta com 19 conciliadores. A 1ª Semana de Atendimento ao Idoso terá apoio do Procon e da Defensoria Pública, que levarão equipes ao local.

Cejuscs – As unidades atendem gratuitamente demandas processuais e pré-processuais das áreas Cível, Direito do Consumidor e de Família, como cobranças, regulamentação ou dissolução de união estável, guarda, pensão alimentícia e regulamentação de visitas, entre outras. Não há limite de valor da causa.

O interessado procura o Centro Judiciário para tentativa de acordo e sai com data e horário em que deve retornar para a sessão de conciliação. A outra parte recebe uma carta-convite. No dia marcado, conciliadores ou mediadores auxiliam os envolvidos a buscar uma solução para o problema, sob a supervisão do juiz coordenador. Se houver acordo, ele é homologado pelo magistrado e tem a validade de uma decisão judicial.

Serviço – 1ª Semana de Atendimento ao Idoso/17 a 21 de setembro de 2018/Das 10 às 16 horas
Auditório 1 do Núcleo Administrativo Municipal (Rua Dr. Eloy Chaves, 3265, Alto de Santana).

Comunicação Social TJSP – SB (texto) / internet (foto ilustrativa)

Deixe uma resposta