Ouça a repreensão

Mais profundamente entra a repreensão no prudente do que cem açoites no insensato. Prov. 17,10. A lei judaica permitia que o pai podia castigar ao filho rebelde com até quarenta chibatadas. A quantidade de “cem açoites” que é menciona no texto é apenas uma referência à inutilidade de qualquer tentativa de instruir o insensato.

Em hebraico, existem pelo menos duas palavras para referir-se ao néscio: Kesyl, que significa estúpido, torpe, insensível, e, Ewiyl, que se refere ao depravado moral, o teimoso, o obstinado, como um animal que não cede, inflexível.  O insensato é uma combinação dessas características.

O texto em tela se refere à insensibilidade de algumas pessoas. Há pessoas que são dominadas por uma teimosia assustadora, mesmo sabendo que as coisas não dão certo desse elas continuam praticando ao seu modo.

Em seu famoso poema “Invictus”, o escritor William Henleys, escreveu: “Eu sou o dono do meu destino, o capitão da minha alma.” Será isto uma verdade? A Bíblia narra que a Serpente/diabo disse a Eva no jardim Éden: “Sereis como Deus…” E até hoje a humanidade acredita que é Deus.

Nos últimos tempos tem se multiplicado a quantidade de livros que tratam da força interior, autoajuda e aura pessoal, mas nada disso pode ajudar; Jesus contradiz tudo ao afirmar: “Sem Mim nada podeis fazer.” João 15,5.

O proverbio de hoje mostra o perigo que envolve a auto-suficiência e o desrespeito às instruções divinas. Chega um momento em que o ser humano se endurece, se aliena ao ponto que nem mesmo cem açoites são capazes de fazê-lo deixar o seu mau caminho. O filósofo Curtis escreveu que “um cavalo é governado até pela sombra da chibata”.

O quadro que o proverbio de hoje apresenta é que o ser humano em sua rebeldia, se torna pior do que animais.

Paulo se refere a esse tipo de pessoa, da seguinte maneira: “É soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas. Perversas contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho; aparta-te dos tais.” I Tm. 6,4-5.

Queridos. Preste atenção aos conselhos divinos. Faça de hoje um dia de obediência ao Senhor. Experimente a fórmula divina para o sucesso. Hoje é um novo dia, cheio de desafios. Enfrente-os em nome de Deus

Nunca esqueça. “mais fundo entra a repreensão no prudente do que cem açoites no insensato”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *