Maior longevidade, maior os casos de violência

O que devia ser exitoso passa a ser vergonhoso. O êxito está no fato do aumento numérico da população idosa duas se destacam: (a) o baixo índice de natalidade da família nuclear e (b) os programas dirigidos aos cuidados do corpo. Porém, o vergonhoso é que aumentou, consideravelmente os atos de violências, e abusos contra as pessoas idosas.

A população do Brasil em 2023, é de aproximadamente 217, milhões de habitantes; onde mais de 30% é pessoas idosas.

O rápido crescimento da população idosa brasileira e mundial colocou em xeque os governos e as sociedades que não se prepararam para enfrentar os problemas gerados pela longevidade Isto é bem visível no quesito ‘aposentadoria’ e por tabela, as dificuldades quanto à inserção das pessoas idosas no mercado produtivo.

Na área dos serviços de saúde há uma escassez de projeto que contemple a pessoa idosa, faltam médicos geriatras e ambulatórios para atender o segmento; os equipamentos públicos não oferecem segurança quanto à acessibilidade e sem esquecer que são nas próprias residências que a pessoa idosa encontra os maiores redutores das atividades básicas e por isso se faz necessária políticas que produzam mudanças culturais a fim de eliminar a violência contra a pessoa idosa.

Isso é caso de polícia.


[1] Divulgado em 04.10.2010. Jornal do Commercio. PE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *