Idadismo = Ageismo

IDOSO EM FOCO – Me enviaram esse artigo por ser de nosso interesse como pessoa idosa estou reproduzindo. Se alguém souber que o escreveu, me informe para colocar os créditos ao autor.

Campanha contra o idadismo – Uma pergunta para vocês,,, o que é idadismo? É a atitude discriminatória e preconceituosa, em relação as pessoas idosas.
No geral, o idadismo inclui preconceito (i.e., avaliações negativas), aplicação de estereótipos (i.e., crenças) e comportamentos de discriminação (ex.: exclusão) que têm como alvo as pessoas idosas (Butler, 1969; Palmore, 1999). Foi Robert Butler (1969) quem introduziu o termo idadismo (ageism em inglês) e que o definiu como um tipo de preconceito relativo à idade.
O idadismo está baseado na crença cultural de que a idade é uma dimensão importante na forma como se definem as características e a posição social de uma pessoa. Comumente, a idade está associada a aspectos negativos. Tais avaliações negativas sobre o envelhecimento podem também ser expressas pelos próprios idosos.
O idadismo é evidente em diversas situações da vida diária. O uso de linguagem infantilizada na comunicação e interação com idosos é um exemplo (Nelson, 2005).
Em relação ao idadismo, as suas origens estão relacionadas ao medo de se tornar idoso e de vivenciar o processo de envelhecimento, bem como à ênfase demasiada que a sociedade credita à juventude (Helmes & Campbell, 2009; Palmore, 2003).
É preciso continuar o combate contra o idadismo e reconhecer o nosso valor da resiliência como idoso. É preciso dar voz a nós, pessoas idosas, incentivando a nossa autonomia, validando as nossas experiências de vida , ouvindo as reminiscências que temos para compartilhar. Na situação em que vivemos, é muito relevante escrevermos nossas histórias, os episódios relevantes.
Vamos escrever nossas histórias,, incentivar os idosos a escreverem e compartilhar com outras pessoas, suas histórias. As novas gerações precisam nos conhecer. Precisamos mostrar os idosos.
Não somos apenas ” Velhos”. Eles não são apenas velhos”

Imagem e grifo nosso


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *