Hoje, estou menos feliz do que ontem?

No Minha Opinião, de hoje quero tratar sobre o Dia Internacional da Felicidade que é comemorado no dia 20 de março. Hoje, estou menos feliz do que ontem?

Segundo os dicionaristas a felicidade é o estado de quem é feliz; quem tem um sentimento de bem-estar e/ou que em contentamento.

Por que estou menos feliz do que ontem? Porque a notícia do dia, diz que no ranking mundial da felicidade, medido em 150 nações, nos brasileiros pulamos do 38º lugar para o 49º lugar, isto é. Estamos mais infelizes.

Enquanto isso, o povo finlandês, estão de sorriso nos lábios, pois foi eleito pela sexta vez consecutiva, o povo mais feliz do mundo. Segundo estudo do World Happiness Report de 2023.

O ano passado éramos, menos infelizes, a nossa posição no ranking era o 38º lugar, o que significa que entristecemos mais 11 pontos no ranque. O ranking é baseado em dados da Gallup World Poll, que avalia seis fatores: apoio social, renda, saúde, liberdade, generosidade e ausência de corrupção.

Responde-me.

Como podemos sermos felizes, se não temos confiança pessoal e nem institucional. Qual apoio social tem a nação brasileira para ser feliz? Pensar que alguns programas sociais de transferência de renda, destinados às famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza, faz a nação ser feliz é um engodo.

Dá para ser feliz com uma renda familiar em nível tão baixo como o de hoje? “Onde 120 milhões de pessoas passam fome”, segundo a Ministra Marina Silva, falou na ONU. Não são tanto assim, o que levou a ONU desmentir a ministra. Na realidade há um grupo que são desassistidos pelo governo. Com fome ninguém é feliz.

Quem pode ser feliz com o serviço de saúde pública que temos? O SUS é muito bom para quem trabalha nele, mas não, para quem precisa dele. Nossos hospitais públicos estão transbordando pacientes por todos os lados. Responda. Dá ser feliz com essa situação?

Dá para ser feliz quando a liberdade de expressão vem sendo paulatinamente censurada e você pode não ser mais você amanhã? Se continuar assim, seremos mais infelizes amanhã porque seremos só ouvidos. Os olhos ficaram cegos, e a boca perdeu a língua. Só restou o ouvir.

E, a generosidade? Essa é presente em boa parte da população. O Brasil está entre os 20 países mais solidários do mundo. Segundo o World Giving Index. Entre 2021/2022 no ranking geral saltamos 54º posição para a 18° posição. Coisa boa isso.

E a corrupção? Responda-me dar para ser feliz num país onde todos os anos, algo em torno de 3 a 5% do Produto Interno Bruto (PIB); o equivalente a cerca de R$ 76 bilhões, é surrupiado nos calabouços da corrução. (IBGE/2005).

Os antigos filósofos associaram a felicidade com a emoção. Aristóteles, definiu felicidade com um estado de equilíbrio e harmonia. Diante desta realidade, me responde Aristóteles: dá para ser feliz no Brasil?

Na Minha Opinião, a minha felicidade não estar em apoio social, renda, saúde, liberdade, generosidade, e ausência de corrupção. Não sou tão alienado a ponto de não perceber que essas coisas não afetam o meu modo de vida.

Mas, a minha felicidade está em Jesus, e ela vai além dos fatores sociais e humanos.

Na Minha Opinião, a minha felicidade está no Reino de Deus, que está dentro de mim; porque a minha felicidade não é externa, mas interna.
Por isso, em Cristo Jesus, agora posso dizer que hoje, estou mais feliz do ontem.

Leia mais em: https://forbes.com.br/forbeslife/2023/03/entre-os-paises-mais-felizes-do-mundo-em-2023-brasil-esta-em-49o/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *