Expectativas e Esperanças para o Ano Novo

Queridos. A virada do ano sempre nos coloca diante de um misto de emoções: esperança pelo que está por vir, ansiedade pelo desconhecido e, muitas vezes, um desejo de deixar para trás o que não foi bom. De fato, ninguém olha para o 1º de janeiro com indiferença.

Seja com otimismo ou pessimismo, o novo ano desperta em nós a necessidade de refletir sobre a vida e o futuro.

O Som dos Fogos e o Barulho Interior. O poeta que comparou o barulho dos fogos de artifício ao ruído interno de nossas preocupações e sonhos tem razão. À medida que o ano termina, somos confrontados com aquilo que ainda não alcançamos, os desafios que enfrentamos e os desejos não realizados. Esse barulho interior é comum a todos, mas ele não deve nos paralisar.

O apóstolo Pedro nos ensina. “Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós” (1 Pedro 5, verso 7).

Em vez de permitir que a ansiedade e o medo do futuro dominem nossos pensamentos, somos chamados a entregar tudo ao Senhor. Ele não apenas conhece o nosso amanhã, mas também caminha conosco em cada passo da jornada.

O Ano Novo é como uma página em branco, pronta para ser escrita. Essa ideia, ao mesmo tempo em que inspira, pode causar apreensão: como devemos preenchê-la?

Muitas pessoas buscam respostas em lugares equivocados: horóscopos, previsões ou rituais de superstição. Até mesmo cristãos podem cair na tentação de buscar respostas rápidas e fáceis, como abrir uma “caixinha de promessas”, esperando uma direção instantânea.

Contudo, o Senhor nos chama para algo mais profundo. Ele nos convida a confiar nele plenamente, como está escrito: “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará” (Salmos 37, verso 5).

O controle sobre o futuro não está em nossas mãos, mas nas mãos de Deus. Ele é soberano, fiel e bom. Ao invés de temer a página em branco, podemos confiar que Deus nos guiará em cada palavra e em cada linha que será escrita.

Expectativas e Fé. É natural desejar um futuro previsível, mas a realidade é que o amanhã sempre será incerto para nós. No entanto, a incerteza do futuro não precisa gerar medo quando confiamos no Senhor. Ele é o nosso porto seguro, mesmo em meio às tempestades.

Jesus nos lembra em Mateus 6, verso 34: “Portanto, não vos preocupeis com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal.”

Ao invés de nos prendermos à ansiedade sobre o que está por vir, devemos viver um dia de cada vez, confiando que Deus já está no nosso futuro. Ele tem planos de paz para aqueles que colocam sua fé nele (Jeremias 29, verso 11).

Querido. Neste Réveillon, quando o relógio marcar meia-noite e um novo ano começar, escolha entregar suas expectativas, sonhos e medos ao Senhor. Ele é o único que pode transformar ansiedade em paz e incerteza em confiança.

Diga ao Senhor, ao nos despedirmos deste ano e iniciarmos um novo, colocamos todas as nossas expectativas em Tuas mãos. Ajuda-nos a confiar em Ti de todo o coração, sabendo que Tu estás no controle. Que possamos viver este novo ano com fé, esperança e gratidão, confiando que o Senhor fará o melhor em nossas vidas. Amém.

Ministração Rev. Pinho Borges/Locução Fábio Virtual

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *