BPC e o aumento da população idosa.

Minha Opinião – Na Minha Opinião um dos parâmetros para se observar o envelhecimento da população brasileira devia também seguir o rastro da concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC), pois na fila de espera de concessão do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a cada dez solicitações, quatro aguardam o BPC, cujo valor é de um salário-mínimo.

No mês de julho/2022, havia no banco de dados do INSS, aproximadamente 1.500 mil solicitações de benefícios das quais 629 mil era para o BPC, o que representa 44% das solicitações gerais.

Para receber o BPC, a pessoa idosa deve tem 65 anos de idade, estar inscrita no Cadastro Único (CadÚnico), ser incluído no nível de baixa renda e a família ter a renda Per Capita igual ou inferior a um quarto do salário-mínimo.

Cumprindo as exigências a solicitação pode ser feita pelo aplicativo, no site Meu INSS ou por telefone, na Central 135, no horário comercial.

Sendo o BPC indeferido, o solicitante deve entrar com recurso junto ao INSS no prazo máximo de 30 dias após saber do indeferimento; é importante lembrar que muitas solicitações são negadas porque a renda familiar ultrapassa os requisitos para a concessão do benefício. O BPC atende cerca de 2,3 milhões de idosos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *