AS DOENÇAS SÃO CASTIGOS DE DEUS?

AS DOENÇAS SÃO CASTIGOS DE DEUS?
Tem compaixão de mim, Senhor, porque eu me sinto debilitado; sara-me, Senhor, porque os meus ossos estão abalados. Sal. 6,2…

O Brasil hoje passa por um surto da febre amarela que depois de erradicada há muitos anos volta para tirar a tranquilidade das pessoas. Voltou a doença por incompetência das autoridades sanitárias do Governo Brasileiro que a anos não cuida da prevenção.
Com certeza a febre amarela não é um castigo de Deus, mas culpa do descaso com a saúde publica no Brasil, não coloque a culpa em Deus.
Quando Davi escreveu este salmo, ele estava doente em um sentido mais amplo.
A expressão “ossos abalados” no salmo pode expressar pelo menos duas situações de vida. Uma remete para um desânimo profundo, como quem está no fundo do poço e a outra para algum tipo de doença reumática.
A cultura hebraica interpretava a doença como consequência do pecado e não foi diferente com Davi, basta ler o primeiro versículo o do salmo. “Não me castigues no Teu furor”.
Deus estava castigando Davi por isso ele estava doente?
Se você estiver padecendo de algum mal é porque Deus está lhe castigando?
Davi pensou assim porque era assim que o povo pensava.
Depois do pecado, pagamos o preço da desobediência, mas o mal, a enfermidade não são pertenças exclusivas dos desobedientes.
É verdade que há pessoas que adoecem porque o diabo lhe traz o mal, como no caso de Jó, que era um homem íntegro, mas há pessoas que adoecem por conta da herança genética.
Há pessoas que adoecem porque não seguiram as recomendações de Deus para viver com qualidade e há pessoas que adoecem por conta da poluição ambiental.
Assim como Davi muitas pessoas associam a dor, a enfermidade, e outros males como consequência do pecado.
Não podemos negar que em algum momento a dor chegue pela vontade soberana de Deus, pois nada acontece sem a Sua permissão.
O problema é que muitos colocam Deus como responsável pelos sofrimentos.
Jesus disse que o Pai não deseja o sofrimento dos Seus filhos, pelo contrário, deseja aos Seus filhos e filhas felicidade.
Lembre-se. Se hoje você está enfrentando momentos de dificuldades repita as palavras de Davi: “Tem compaixão de mim, Senhor, porque eu me sinto debilitado; sara-me, Senhor, porque os meus ossos estão abalados”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *