Alimentos saudáveis

LISTA DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS: 10 OPÇÕES QUE FAZEM BEM À SAÚDE

Uma alimentação correta é aquela que fornece todos os nutrientes essenciais de que nosso organismo necessita para se manter saudável e equilibrado. Entre os principais nutrientes essenciais estão: proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais.

Uma excelente forma de ajudar o corpo a permanecer forte e em ótimas condições é ter uma alimentação equilibrada, comer alimentos saudáveis e praticar atividade física regularmente. A comida pode influenciar na saúde física, humor e no nível de energia das pessoas, por isso é importante ingerir alimentos por meio dos quais o corpo receba os nutrientes de que necessita3.

ALIMENTOS SAUDÁVEIS QUE FAZEM BEM PARA VOCÊ: QUAIS SÃO?

Em seguida, mencionamos 10 alimentos saudáveis ​​como exemplos. Descubra o que são alimentos saudáveis, nomeados em função das propriedades nutricionais que contêm e quais você pode adicionar facilmente à sua dieta!

Lembre-se de que, para alcançar uma alimentação equilibrada, recomenda-se incluir pelo menos um alimento de cada um dos grupos alimentares em cada refeição. São eles: cereais, de preferência grãos integrais, leguminosas e alimentos de origem animal, além de frutas e verduras4.

SALMÃO – Este peixe contém quantidades significativas de ômega 3 e vitaminas1.

TOMATE – Por ter muita água, o tomate possui função diurética.

OVO – O ovo é uma fonte extraordinária de proteína e contém vitaminas essenciais para fornecer energia

LEITE – O leite é uma ótima fonte de cálcio. Seu consumo frequente em versões com pouca gordura é considerado importante para ajudar a proteger os ossos.

ASPARGOS – Aspargos são vegetais com baixo teor calórico, ricos em fibras, minerais e vitamina E.

MAÇÃ

Esta fruta é uma boa fonte de fibras solúveis e insolúveis e contém nutrientes com função antioxidante. Recomenda-se consumir com a casca, após higienização adequada.

AVEIA

A aveia é uma fonte de fibra que pode ajudar no funcionamento intestinal. É também uma fonte de proteínas, vitaminas e minerais como os do complexo B, E e zinco, que são considerados antioxidantes naturais. A ingestão diária de aveia pode ajudar a reduzir os níveis elevados de colesterol no sangue.

ABACATE

O abacate consiste em uma rica fonte de gorduras monoinsaturadas, um tipo de gordura alimentar benéfica para a saúde. Abacates também são ricos em vitaminas B, K, E e possuem um alto teor de fibras5.

AMÊNDOAS – As amêndoas são uma boa fonte de proteína, fibra alimentar, magnésio e fósforo. A proteína é o principal componente funcional e estrutural de cada célula do corpo, de modo que seu consumo habitual pode ser benéfico para o organismo.

VERDURAS DE FOLHA VERDE – Vegetais folhosos de cor verde como espinafre ou rúcula, são uma importante fonte de nutrientes para a saúde. Eles fornecem minerais como zinco, fósforo, potássio, ferro e magnésio. Eles também são uma boa fonte de fibras e vitaminas.

Para obter algum benefício, recomenda-se incluir estes alimentos dentro de uma dieta balanceada e realizar a prática regular de atividade física.

Agora que você sabe quais são os alimentos saudáveis ​​que pode adicionar facilmente à sua dieta, você só precisa da motivação para prepará-los em uma série de receitas deliciosas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *