Cuidados com os dentes

CUIDADOS COM OS DENTES[1] – “E cessarem os moedores, por já serem poucos”. Todos precisam saber que os dentes não caem por conta do envelhecimento.

Cessar os moedores representa a diminuição da arcada dentária criando dificuldade no mastigar. Embora a população idosa seja a que apresenta a maior proporção de tecidos moles que alinhado a outros fatores como a piorreia, levam os dentes a caírem. Não se pode absolutizar que a perda dos dentes seja um mau da velhice.

A ciência odontológica não associa a perda dos dentes ao envelhecimento, mas no dia a dia os consultórios odontológicos são frequentados por pessoas idosas em busca de uma melhor dentição. Segundo estudo da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, 64% da faixa entre 65 e 74 anos da população paulista é desdentada. Para muitos idosos da classe pobre a extração do dente é a “melhor solução”, pois elimina dois problemas: a dor presente e futuros gastos com tratamento. Em sua maioria os dentes caem não é só por conta da idade, mas por falta de conservação ou doenças crônicas, como diabete, que possibilitam o surgimento de doenças periodontais, a partir da inflamação das gengivas levando à perda dos dentes. Lembre-se não há idade para cuidar dos moedores.

(Extraído do livro: Envelhecimento. O que todos precisam saber. Autoria: Pinho Borges.)


[1] Eclesiastes 12,3.- “Cessarem os moedores, por já serem poucos”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *